| 04/12/2008 12h47min
O meia Cleiton Xavier vai jogar contra o Inter no próximo domingo, às 17h. Foi o que garantiu o Figueirense. A diretoria alvinegra fez um acordo com o clube gaúcho para contar com o capitão no jogo que vale a permanência da equipe catarinense na elite do futebol brasileiro em 2009.
O contrato de empréstimo do Inter ao Figueirense previa que, para contar com Cleiton Xavier em jogos contra o colorado, o alvinegro teria que pagar uma multa.
Se a multa foi ou não paga e até mesmo o valor da mesma não foram confirmados pelo diretor de futebol do Inter, Newton Drummond, o Chumbinho. Procurado pela redação, o gerente de futebol do Figueirense, Anderson Barros, não foi encontrado.
Para o Inter, o confronto com o Figueirense é para cumprir tabela, pois não altera significativamente a sua situação na Série A, já que soma 54 pontos conquistados e está na sexta colocação da tabela. Além disso, já garantiu vaga na Copa Sul-Americana por ter conquistado o título da mesma competição na noite de quarta-feira.
Uma derrota neste domingo deixaria o clube, no máximo, em oitavo lugar na classificação da Série A, enquanto a soma de três pontos não representaria nenhuma subida para o time, já que o Flamengo, quinto colocado, soma 10 pontos a mais que o colorado.
Entenda o caso
Cleiton Xavier tem seus direitos ligados ao Inter. O meia atua no Figueirense por empréstimo do clube gaúcho, cujo contrato impede que os atletas enfrentem o time de origem nos duelos pelo Brasileirão. O desrespeito à cláusula prevê pagamento de multa.
Como o jogo contra o Inter se tornou definitivo para o Figueirense, já que uma vitória no Orlando Scarpelli combinada com uma derrota do Náutico contra o Santos e/ou do Atlético-PR contra o Flamengo livra o alvinegro da degola, a equipe catarinense solicitou a liberação do jogador, baseada também em um precedente nesta Série A.
No dia 23 de novembro, o Fluminense encarou o Inter no Beira-Rio e, para a ocasião, o colorado liberou amigavelmente, sem cobrança de multa, o volante Wellington Monteiro, que também tem vínculo com o clube gaúcho.
Como abriu mão da multa contratual no caso do time carioca, é possível que o Inter, dada a relação amistosa com a equipe catarinense, também tenha liberado Cleiton Xavier sem o pagamento do valor estabelecido, especulado em R$150 mil. Nenhuma informação com relação a valores, porém, foi repassada neste caso.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.