| 15/10/2008 14h45min
A dupla Maria Clara e Carol alcançou o topo do ranking do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Desde que começaram a disputar o campeonato regularmente em 2005, esta é a primeira vez que as jogadoras cariocas chegarão a um torneio como cabeças-de-chave número 1. A fase principal do Aberto de Camaçari, na Bahia, oitava etapa da temporada, será aberta sexta-feira na arena montada às margens da Rodovia BA-099.
Beneficiadas pelo título da recente etapa de Vila Velha (ES), as irmãs somaram 1.440 pontos e ultrapassaram as adversárias – Renata-Talita (1.400), Maria Elisa-Val (1.360) e Larissa-Vivian (1.340) completam as top 4. O ranking considera os quatro melhores resultados das seis últimas participações no período de um ano. Por esse critério, além do primeiro lugar no litoral capixaba, Maria Clara e Carol somam ainda os segundos lugares em Cáceres (Mato Grosso) e Foz do Iguaçu (Paraná) e o terceiro em Brasília (DF).
– Não podemos fazer feio – brincou a capitã Maria Clara, de 25 anos, a mais experiente das filhas da ex-jogadora Isabel Salgado.
– Já havíamos ficado em segundo. A posição de agora é mais uma comprovação do nosso crescimento na temporada – acrescentou Maria Clara, que em 2008 já havia comemorado a quebra de outro tabu: a conquista do primeiro título no Circuito Mundial – o Aberto de Myslowice (Polônia) em setembro.
– O mais importante, no entanto, é saber que temos possibilidades reais de ganhar o circuito brasileiro – completou.
As campeãs serão conhecidas ao final de 12 etapas, com descarte do pior resultado. Como líderes do Ranking de Entrada, Maria Clara e Carol terão a prerrogativa de jogar sempre na quadra central, desde que vençam todos os seus jogos.
– É sempre melhor jogar na quadra 1 porque é mais abrigada do vento. Principalmente numa praça que receberá o torneio pela primeira vez e da qual não temos informações sobre a qualidade do piso – observou.
No fim de semana passado, Maria Clara e Carol ganharam medalha de bronze no Aberto de Dubai (Emirados Árabes Unidos), 17ª e antepenúltima etapa do Circuito Mundial. Foi o quarto pódio da equipe no Exterior em 2008. De volta ao Brasil, iniciaram a preparação para a perna baiana na terça-feira na base da praia de Ipanema. Os treinos, de certa forma, representaram a adaptação ao forte calor que esperam encontrar na cidade em Camaçari.
– Está muito quente no Rio de Janeiro, mas já estamos acostumadas. Depois de Dubai, onde as partidas começavam do fim da tarde em diante por causa das temperaturas elevadas, qualquer coisa é refresco – concluiu Maria Clara.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.