| 13/07/2008 20h09min
No jogo que marcou o retorno do meia Tcheco ao time do Grêmio, quem brilhou foi o centroavante Marcel. Com dois gols, o jogador que vinha sendo bastante contestado pelos torcedores deu a vitória de virada ao time gaúcho por 2 a 1 sobre a Portuguesa. Rogério abriu o placar para os paulistas após uma falha de Léo no primeiro tempo.
Com a vitória dentro de casa, o Grêmio chegou aos 21 pontos, assumindo a terceira colocação na tabela do Brasileirão. O Tricolor perde a vice-liderança para o Cruzeiro no saldo de gols.
O Grêmio ainda não foi derrotado dentro do Olímpico neste Brasileirão. O time de Celso Roth venceu quatro vezes e empatou duas nas seis partidas que disputou em casa.
Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Sport Recife. A partida será na quarta-feira, às 19h30min, no Estádio da Ilha do Retiro.
Começo sofrível
O primeiro tempo foi de extrema dificuldade para o time do Grêmio. Com o meio-campo bastante reforçado, a Portuguesa só cedeu um pouco de terreno ao time da casa depois que o Tricolor conseguiu o gol de empate.
Os minutos iniciais foram terríveis para a torcida tricolor. O Grêmio apresentava uma baixa consistência ofensiva e tinha inúmeros problemas na defesa. Com isto, a Portuguesa acabou criando diversas situações antes de abrir o placar. Aos 20 minutos, Rogério se viu de frente com o goleiro Victor e chutou para fora. Um minuto depois, o goleiro fez um milagre e salvou um gol de cabeça que seria marcado pelo lateral-direito Patrício, bastante saudado pelos torcedores no Olímpico.
Falha de Léo
Do jeito que estava, o gol da Portuguesa era apenas uma questão de tempo. O estreante Tcheco até que fez sua parte. Deu qualidade à saída de jogo da equipe e ajudou bastante na marcação. Em compensação, os laterais Paulo Sérgio e Helder pouco se apresentavam ao campo de ataque. Rodrigo Mendes não encostava nos homens de frente. André Luis parecia perdido dentro do gramado, correndo de um lado para o outro, e Marcel escondido atrás dos zagueiros.
A situação estava tão difícil que o capitão Léo acabou falhando de forma constrangedora, entregando o gol ao adversário. Aos 30 minutos, o zagueiro tentou uma inversão de jogo e presenteou Rogério. Com muita qualidade, o jogador da Portuguesa deu um balãozinho em Pereira, deixou Victor no chão e tocou para o gol vazio. Um golaço!
Em desvantagem no marcador, o Grêmio passou a ter mais um problema dentro de campo: a falta de tranqüilidade. A torcida vaiava o zagueiro Léo a cada lance que o defensor participava. Mas o Grêmio achou um golzinho no fim do primeiro tempo e as críticas diminuíram.
Aos 37 minutos, Helder tentou escapar pela esquerda e Patrício mandou para escanteio. Tcheco cobrou e Marcel subiu para desviar de cabeça, empatando a partida.
A partir daí, o time do Grêmio cresceu e terminou o primeiro tempo em cima da Portuguesa.
Segundo tempo
O panorama do início do segundo tempo foi muito semelhante ao do começo da etapa inicial. A Portuguesa fechadinha e conseguindo boas jogadas nos contra-ataques. O ímpeto ofensivo que o Grêmio terminou o primeiro tempo pareceu ter ficado dentro do vestiário.
Perto dos 15 minutos do segundo tempo, Celso Roth resolveu alterar a forma com que a equipe gremista estava atuando. Sacou o zagueiro Léo e colocou o volante Makelele no time. Com a mudança, Tcheco passou a jogar mais adiantado.
Cinco minutos depois, o treinador gremista tirou Rodrigo Mendes para a entrada de Soares. Mais tarde, Roth sacou André Luis, de fraca atuação, para colocar Anderson Pico.
E a ousadia do treinador gremista foi recompensada aos 31 minutos, depois de uma jogada de dois dos mais criticados jogadores do atual elenco tricolor. Cruzamento perfeito de Paulo Sérgio da direita. Marcel dominou no peito e soltou uma bomba maravilhosa no ângulo da meta defendida por André Luís. Uma pintura para decretar a virada gremista no Estádio Olímpico: 2 a 1.
No final da partida, depois de receber um cartão amarelo, Halisson, da Portuguesa, continuou protestando e foi colocado para a rua pelo árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.