| 25/04/2008 14h52min
Campeão mundial e pan-americano no ano passado na classe RS:X, Ricardo Winick, o Bimba, mostrou mais uma vez que é sério candidato ao pódio na Olimpíada de Pequim. Nesta sexta-feira, ele venceu a Medal Race e conquistou o título da Semana Olimpíca da França, um dos torneios preparatórios para a disputa dos Jogos em agosto.
Depois de um início de competição ruim, quando acumulou uma 10ª e duas sextas colocações, Bimba iniciou uma recuperação fulminante, com três vitórias e um segundo lugar nas últimas quatro regatas. A vitória desta sexta, porém, foi a mais importante, já que a Medal Race é uma regata mais curta, disputada somente entre os 10 melhores barcos e que vale o dobro de pontos.
Bimba terminou a disputa na França com 22 pontos perdidos, cinco a menos que o segundo colocado, o francês Julien Bontemps. Líder durante toda a competição, o holandês Casper Bouman repetiu o mau desempenho da quinta-feira (quando foi 41º, resultado descartado) e acabou a Medal Race na última colocação. O brasileiro por pouco não subiu ao pódio da classe Mistral em Atenas-2004, quando terminou a disputa em quarto lugar.
O Brasil ainda disputou a Medal Race em outra classe, a 49er, onde a dupla André Fonseca e Rodrigo Duarte ficou na sétima posição, terminando a classificação geral em sexto lugar. Os dois, que começaram a sexta sem chances de levar o título, viram os espanhóis Xabier Fernandez e Iker de Martinez levantarem a taça.
Os europeus terminaram a competição com o mesmo número de pontos perdidos (50) dos favoritos Tim Wadlow e Chris Rast, dos Estados Unidos, mas foram declarados campeões por terem três vitórias em toda a Semana Olímpica da França, contra nenhuma dos adversários.
Exceção feita a Robert Scheidt/Bruno Prada, toda a delegação olímpica brasileira de vela esteve em Hyères nesta semana, mas somente Bimba e Fonseca/Duarte ficaram dentro dos 10 melhores. Entre os eliminados verde-amarelos, quem se deu melhor foi Fernanda Oliveira e Isabel Swan, 19ª colocadas na 470 feminina.
Entre os homens da 470, Fabio Silva e Samuel Albrecht ficaram apenas na 65ª posição. Já na RS:X feminina Patrícia Freitas foi a 47ª, enquanto na Laser Bruno Fontes ficou em 57º lugar e na Finn Eduardo Couto terminou como o 33º colocado.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.