| 24/04/2008 12h46min
A vaga na Olímpíada de Pequim foi confirmada com moral. A seleção feminina de futebol goleou Gana por 5 a 1 no último sábado, na capital chinesa, e garantiu lugar na disputa pelo tão sonhado ouro. No domingo, o Brasil descobriu que o caminho terá já na primeira fase adversários de peso - no sorteio dos grupos, a equipe nacional ficou no F, ao lado da campeã mundial Alemanha, Coréia do Norte e Nigéria. Em entrevista ao clicRBS, o técnico Jorge Barcellos afirmou que em competições de alto nível não se pode pensar em escolher adversário. Para ele, o Brasil está preparado para pressão e é um time a ser batido:
– Antigamente o Brasil, mesmo chegando na Olimpíada em quarto, quando fomos ao Mundial, não estávamos nem na enquete de primeiro a quinto lugar. Hoje, a seleção brasileira é uma equipe a ser batida. Então, é claro que tem uma pressão tanto internamente da torcida como lá fora. Também não podemos decepcionar as pessoas que acreditam nesse trabalho – destacou.
No torneio feminino em Pequim, se classificarão para a próxima fase as duas primeiras colocadas de cada grupo, mais as duas seleções em terceiro com melhores campanhas. A seleção estréia no dia 6 de agosto contra a Alemanha, em Shenyang. O segundo jogo será contra a Coréia do Norte, no dia 9 de agosto, também em Shenyang, e a terceira partida será no dia 12 de agosto contra a Nigéria, em Pequim.
Em relação à equipe, o treinador destacou que algumas jogadores estão atuando de forma improvisada, mas tudo isso será avaliado no período de preparação:
– Hoje estamos jogando com atletas adaptadas em posições. Caso da Maycon, que é uma volante. Se bem que ela joga em quatro, cinco posições. Ela está adaptada, mas já jogou de ala-direita. Temos que trabalhar mais e ver as dificuldades nos amistosos para irmos superando uma de cada vez – comentou.
Questionado sobre o crescimento da modalidade no país e de como a seleção feminina pode contribuir para isso, Barcellos salientou que a equipe vem cumprindo muito bem o seu papel:
– A seleção brasileira vem fazendo o possível para ajudar no crescimento (do futebol feminino). A CBF vem apostando muito no nosso trabalho, e é um trabalho que vem tendo frutos. Então a nossa parte estamos fazendo. Só que não podemos fazer a parte de divulgação, a parte de marketing. Isso cabe também às pessoas que trabalham nos clubes, trabalham nas prefeituras, que são ligadas ao futebol feminino. Do ano passado para cá, houve um crescimento muito grande – salientou.
O Brasil já estabeleceu o programa de preparação para os Jogos. Em junho, o time fará uma excursão para a realização de amistosos na Coréia do Sul. A etapa final do trabalho ocorrerá em julho, nos Estados Unidos, com mais dois amistosos.
Marta otimista para Pequim
Eleita duas vezes pela Fifa a melhor jogadora de futebol do mundo, a meia-atacante Marta considera que o Brasil se deu bem no sorteio de grupos da primeira fase da Olimpíada, segundo informações do Diário Gaúcho. Para a atleta, será positivo enfrentar a Alemanha logo na primeira fase:
– Gostei do grupo, pois tem a Alemanha, que nos derrotou. Vejo isso como positivo. Temos de jogar contra elas, e por que não na primeira fase? Devemos estar preparadas para tudo – disse Marta.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.