clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/03/2008 09h49min

Realização de provas de remo à tarde em Pequim desagrada atletas

Horário pode ser alterado por conta de interesses comerciais com emissoras de TV

Para conciliar interesses comerciais com emissoras de televisão do Ocidente, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) pode causar um enorme mal-estar entre os atletas que disputarão os torneios de remo no evento. De acordo com o site oficial da Olimpíada, as principais regatas estão marcadas para acontecer à tarde, e não de manhã. Uma mudança que pode influenciar, sobretudo, atletas de peso leve.

A meta do Bocog era não conflitar horários de várias provas, permitindo assim que mais competições fossem televisionadas para o mundo inteiro. Mas a gana por visibilidade pode alterar a rotina de treinamentos de remadores em geral e, ainda, atrapalhar notadamente o rendimento de competidores leves, que precisam passar por pesagens cerca de duas horas antes das provas.

– Esse problema com atletas leves é o que gera a maior argumentação contra as provas à tarde – comentou o coordenador técnico da seleção brasileira de remo, Júlio Noronha.

– Como ele precisa passar pela pesagem, a regata vespertina fará com que ele ‘passe fome’, para não correr o risco de ultrapassar o limite na balança – completou.

Embora não tenha problemas com a balança na hora da competição, Fabiana Beltrame, que competirá no skiff simples, foi contra a mudança.

– Geralmente apenas as repescagens são à tarde. Nunca vi isso acontecer, mas pode influenciar bastante o pessoal que depende da pesagem – destacou.

A alteração das provas, no entanto, ainda não está oficializada. A ratificação – ou não – deverá acontecer apenas nos primeiros dias de maio, ao longo da primeira etapa da Copa do Mundo, na cidade alemã de Munique.

– A Fisa (Federação Internacional de Remo) só vai anunciar a confirmação ou a rejeição na Copa, pois os principais países estarão lá. Por enquanto, as provas à tarde são apenas vontade do Comitê Organizador – sintetizou Noronha.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.