| 27/02/2008 18h45min
O virtual candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, ironizou nesta quarta-feira a declaração feita ontem pelo pré-candidato democrata Barack Obama sobre o que faria "se a Al-Qaeda estivesse formando uma base no Iraque".
— Essa declaração é realmente singular — disse McCain durante comício em Tyler, no Texas. — Tenha uma notícia. A Al-Qaeda está no Iraque. E se chama "Al-Qaeda no Iraque" — disse McCain, arrancando risos de seus correligionários.
McCain admitiu não ter assistido ao debate de terça entre Obama e sua adversária na disputa democrata, Hillary Clinton, mas disse ter ficado sabendo da resposta do senador por Illinois a uma pergunta sobre se, como presidente, se reservaria o direito de enviar tropas americanas ao Iraque para suprimir um levante ou uma guerra civil. Obama não disse se enviaria tropas, mas respondeu:
— Como comandante-chefe, eu sempre me reservarei o direito de assegurar que estamos preservando os
interesses americanos. E se a
Al-Qaeda estiver formando uma base no Iraque, então teremos de agir de forma a assegurar nossos interesses internos e externos.
A resposta à ironia de McCain não tardou. Horas depois, o democrata atribuiu às políticas do Partido Republicano a presença do grupo extremista no Iraque, durante ato de campanha em Ohio.
— Eu sei que a Al-Qaeda está no Iraque e justamente por isso eu disse que deveríamos continuar atacando alvos da Al-Qaeda — disse, e prosseguiu: — Tenho uma notícia para John McCain. A Al-Qaeda no Iraque não existia antes de George Bush e John McCain decidirem invadir o Iraque. Eles se desviaram dos responsáveis pelo 11 de Setembro, e esses seriam a Al-Qaeda no Afeganistão, que hoje está mais forte do que em qualquer outro momento desde 2001.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.