clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 27/02/2008 05h36min

Obama e Hillary travam duro debate a uma semana de prévias cruciais

No encontro dos democratas em Ohio, Nafta foi um dos principais temas de discussão

Os senadores Hillary Clinton e Barack Obama travaram na noite desta terça-feira um inflamado debate que pode influenciar decisivamente os resultados das próximas prévias para escolher o candidato presidencial democrata para as eleições de novembro nos Estados Unidos.

Realizado na Universidade de Cleveland, em Ohio, em um momento em que as pesquisas dão vantagem a Obama, o debate começou com a discussão dos planos de saúde que ambos propõem. Logo, o assunto cedeu lugar à troca de queixas e denúncias. Hillary negou que sua campanha tenha posto em circulação uma fotografia de Obama usando um turbante e uma veste branca, que teria ganho de presente no Quênia.

— Não sei de onde veio a fotografia — alegou Hillary, ao assegurar que não concorda com esse tipo de tática — Obama disse acreditar em sua palavra.

 


Nafta gerou discussão

Os democratas discutiram rispidamente acerca de suas divergências a respeito do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), assinado pelo ex-presidente Bill Clinton com o México e o Canadá. Para os críticos do tratado, ele afetou principalmente os trabalhadores de Ohio, cujos votos serão cruciais nas primárias de terça-feira.

Hillary disse estar disposta a renegociar o tratado, principalmente com o México, mas Obama afirmou que a senadora foi inconsistente em sua posição frente ao acordo, e que o teria elogiado em lugares onde trouxe benefícios.

— Eu fui sempre conseqüente a respeito do tratado. Não fui ambivalente — indicou Obama.

Pouco antes, em entrevista coletiva, ele admitiu que a campanha democrata pela candidatura presidencial adquiriu um tom mais sobretudo depois que ele ganhou de maneira consecutiva as prévias do partido em 11 Estados do país.

— Acho que as coisas ficaram um pouco mais quentes nos últimos dias — assinalou o senador.

A maior parte dos analistas acredita que o representante republicano será decidido nas primárias do partido na próxima terça-feira, em Ohio, Texas, Vermont e Rhode Island. O vencedor enfrentará em novembro o candidato presidencial republicano, que provavelmente será o senador pelo Arizona John McCain.

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.