| 24/11/2007 20h28min
Planejamento a longo prazo. Esta é a principal aposta do Juventude para sair da Série B após a trágica campanha de 2007. E o clube já deu os primeiros passos para alcançar esse objetivo. No último dia 23 de outubro, o Conselho Deliberativo aprovou importantes mudanças no estatuto do clube, como a antecipação das eleições do mês de dezembro para outubro, e que culminaram com a eleição de Sérgio Florian como novo presidente.
– Essa antecipação vai nos permitir fazer uma transição. Assim, poderemos planejar o processo do ano seguinte com as diretorias executivas dentro de um planejamento de longo prazo. Não se pode pensar o Juventude em uma gestão tão somente. A chance de errarmos trabalhando planejado é muito menor, mesmo em uma atividade esportiva como o futebol – diz Florian, que assumirá o clube com a missão de devolvê-lo à elite nacional.
O novo presidente alviverde assumirá formalmente o cargo após o último jogo do Brasileirão. Nos bastidores, porém, já
começou a trabalhar. O processo de
transição já está em andamento no Alfredo Jaconi e nos próximos dias uma reunião deverá definir as regras para a eleição de um Conselho de Planejamento, que será realizada em março, mas que começará a atuar bem antes disso.
– Não podemos esperar até março. Faremos uma reunião com o Conselho Deliberativo para que possamos eleger os membros do Conselho de Planejamento de forma transitória. Esse conselho deve trabalhar dentro das políticas de longo prazo do clube – diz Florian.
A proposta de gestão empresarial, que prevê a contratação de profissionais remunerados para exercerem as funções operacionais, foi bem aceita entre os conselheiros alviverdes.Ainda é cedo, porém, para definições mais práticas como o futebol, por exemplo. Só depois de se inteirar totalmente sobre a situação financeira do clube é que Florian pode adiantar qual será o perfil do time em 2008.
– É um processo complexo, que depende também do orçamento que vamos dispor. É uma coisa que teremos que discutir um pouquinho mais, não é uma coisa fechada desde já – explica o dirigente.
É certo, porém, que o grupo passará por uma mudança drástica de fotografia. Tão logo termine o Brasileirão, uma reunião entre a atual diretoria e a futura vai definir quais atletas do atual elenco podem ser aproveitados em 2008 e quais serão dispensados. Também deverá haver uma maior valorização das categorias de base. Segundo Florian, a receita para sair da Série B será uma mistura entre juventude e experiência.
– Vamos sentar com pessoal da atual executiva e traçar um perfil dentro que eles entendem de quem possa ser aproveitado. Mas sem sombra de dúvida, vai haver uma mescla de valores da casa com atletas mais rodados. Vamos procurar valorizar mais o nosso patrimônio. Talvez tenhamos perdido esse enfoque – destaca o novo mandatário alviverde.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.