Carnaval 2011 | 10/11/2011 07h10min
A festa está marcada para fevereiro, mas já é Carnaval nos barracões do Porto Seco, na Zona Norte da Capital. Por isso, o Diário Gaúcho também começa a esquentar os tamborins da cobertura e adianta um pouquinho do que as dez escolas do Grupo Especial estão preparando.
- Surpresas na avenida
E o Carnaval 2012 terá surpresas. Uma delas é a previsão de que passará pela pista Carlos Alberto Barcellos, o Roxo, pela primeira vez, um carro motorizado, como já existe no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Santa Catarina e em Uruguaiana.
A intenção é da Império da Zona Norte, mas dependeria de uma autorização da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Aecpars), já que o regulamento atual não prevê alegoria motorizada.
Ontem, no barracão da Imperadores do Samba, 15 pessoas trabalhavam nas alegorias que ajudarão a contar o enredo Paulo Paim: Um Leão na Luta, Que Faz o Bem Sem Olhar a Quem.
- Fumaça, luzes e efeitos especiais
O carnavalesco Sílvio de Oliveira, 45 anos, conta que os carros foram desenhados em agosto e toda a parte de ferro e madeira estão prontas, à espera da decoração. A falta de mão-deobra, segundo ele, fez a escola adiantar os trabalhos para que tudo esteja pronto bem antes de os desfiles começarem.
O carnavalesco da vermelho-e-branco adianta que seguirá apostando em carros coreografados. Os sambistas que desempenharam coreografias na igreja do enredo passado serão no ano que vem os metalúrgicos de um carro cheio de fumaça saindo das chaminés, com luzes e efeitos.
A escola será responsável por fechar os desfiles do Grupo Especial, no sábado, e o público deverá prestar atenção no abre-alas e no carro que fecha o desfile.
– Sou de um carnaval mais arrojado. Este ano será mais enxuto, mais compacto e uniforme. Estamos fazendo um Carnaval para brigar pelo título – revela.
- Império promete muitas novidades
O Carnaval de Porto Alegre do ano que vem será a estreia de Alexandre França, 29 anos, na Império da Zona Norte, que trará para a passarela do samba este ano o enredo O Império Contra Ataca.
Com passagem pela Beija-Flor, ele faz parte da equipe do carnavalesco Renato Lage (Salgueiro) e, no ano que vem, assumirá a tarefa sozinho. Ele garante que o desfile da Império será impactante.
Os trabalhos no abrealas, uma nave imponente, estão adiantados e contam com cinco pessoas de Parintins (AM). Até o final da semana, deverá estar decorado. O barracão conta com cerca de 40 pessoas.
- Parte das fantasias já está pronta
As fantasias estão sendo feitas por uma equipe da comunidade, na Capital, capacitada especialmente para o trabalho.
Bateria e baianas já estão com as fantasias prontas.
– Em cada setor, em cada alegoria, teremos uma novidade para interagir com o público e os jurados – diz Alexandre, revelando que o abre-alas e o último carro serão as grandes apostas.
E ele segue fazendo suspense sobre o que o público vai assistir.
– Entre a comissão de frente e o abre-alas vamos fazer uma grande loucura que não foi feita nem no Rio de Janeiro – garante.
DIÁRIO GAÚCHOGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.