O mel da apicultora Fabrícia Wernke, por exemplo, tem inspeção federal e é 100% enviado para o exterior. A demanda de fora é que faz com que boa parte do mel produzido em Santa Catarina seja orgânico – 97% do exportado no Estado se enquadram nessa classificação. Mas o que garante o selo de orgânico? As exigências vão desde o apiário estar a três quilômetros de lavouras que recebem agrotóxicos ou transgênicos e de rodovias movimentadas. Além disso, as abelhas não podem receber tratamento químico e a cobertura da colmeia não pode ter amianto ou pintura, explica Nésio Medeiros. Esses fatores garantem um mel mais puro e sem defensivo agrícola. Em contrapartida, o Estado pode cobrar um preço mais elevado e essa demanda internacional impulsiona a exportação. Quase metade de todo mel produzido no Estado vai para o exterior. Os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira de Exportadores de Mel (Abemel) mostram que em 2015 o Estado liderou as exportações, com mais de 6 mil toneladas vendidas.
OS MÉIS CATARINENSES Santa Catarina produz cerca de 100 tipos com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Conheça os principais que são campeões de venda em SC:
Mel de uva-japão ou 
tripa-de-galinha Produzido no Oeste do Estado em novembro e dezembro, época de floração dessa planta. De cor clara e sabor muito suave, tem como peculiaridade o fato de dificilmente cristalizar em temperatura ambiente.
Mel de melato Produzido no Planalto Serrano entre março e maio, somente em anos pares (devido ao ciclo do inseto cochonilha). É um mel único, de coloração escura, bastante apreciado e valorizado no exterior. Tem seis vezes mais minerais que os demais.
Mel silvestre Produzido com o néctar coletado em várias plantas. Tem excelente qualidade. Sabor, aroma e consistência variam conforme a florada predominante no período de produção. A cor escura indica maior concentração de sais minerais. Os claros são mais suaves.
Mel de eucalipto É produzido de março a maio, principalmente no Sul do Estado, onde tem maior concentração da planta. Apresenta coloração âmbar e sabor mais forte, é uma boa pedida para quem precisa de um expectorante.
O ORGÂNICO PREVALECE
MENU PRINCIPAL