DOCE E NUTRITIVO
MENU PRINCIPAL
Além de o mel ser um substituto mais saudável do açúcar refinado – por ser formado principalmente por glicose e frutose –, é fonte de minerais 
essenciais para o organismo, incluindo selênio, manganês, zinco, cromo e alumínio, bem como compostos fenólicos e vitaminas. É o que aponta a nutricionista Carla Zanelatto: – Alguns estudos demonstraram que as qualidades terapêuticas do mel estão relacionadas à melhora no funcionamento do intestino, propriedades calmantes e cicatrizantes, atuando nos sintomas de gripes e resfriados. Além disso, o mel tem ação antioxidante, agindo na diminuição dos radicais livres e retardando o envelhecimento celular. Como os açúcares correspondem a 80% da composição química, o consumo deve ser moderado: duas colheres de sopa por dia. Mas essa recomendação pode variar para cada pessoa e deve ser avaliada por algum nutricionista. O mel não é recomendado a menores de dois anos. Segundo o engenheiro de alimentos da Epagri Henrry Diniz Petcov, como o mel não passa por processo térmico, que reduz os micro-organismos, pode ter Clostridium botulinum, uma bactéria que causa o botulismo e que ataca o sistema nervoso central.
PRODUTOS DA ABELHA
A abelha o produz 
a partir do néctar 
de flores ou 
secreções de 
plantas, desidratando-o e adicionando enzimas. Tem 18% de água, 81% de açúcares e 1% de aminoácidos, vitaminas, enzimas e sais minerais. INDICAÇÕES: fornece energia – 100g têm 320 calorias. Também é usado em fármacos e cosméticos.
É o gameta 
masculino das 
plantas responsável 
pela fecundação 
das flores. As abelhas coletam os grãos de pólen das flores, aglutinando-os em pelotas, acrescentando enzimas e armazenando-os nos favos. INDICAÇÕES: tem aminoácidos, vitaminas, minerais e açúcares. É fortificante e regulador do organismo.
Substância 
secretada pelas 
abelhas jovens. 
Serve como 
alimentação da rainha e das abelhas na fase larval. INDICAÇÕES: fins dermatológicos, reposição de aminoácidos, regenerador das células e estimulante da imunidade.
Substância resino
sa colhida de 
certas plantas, 
processada e 
enriquecida com pólen e enzimas pelas abelhas. Usado como material de construção, desinfetante e para a proteção da colmeia. INDICAÇÕES: cicatrizante, anti-inflamatório e anestésico, usado contra gripe, gastrite, afta, herpes e doenças da pele.
O veneno das 
abelhas é uma 
substância produzida 
pelas operárias. 
É injetada em pessoas ou animais por meio do ferrão, que funciona como órgão de defesa. INDICAÇÕES: usada para tratar artrite, reumatismo e hipertensão, além da indústria de cosméticos.
É um produto 
obtido a partir 
das secreções 
de abelhas jovens 
(de 12 a 18 dias de idade) e utilizado na construção dos favos. INDICAÇÕES: indústria de fármacos, cosméticos, velas, cera para pisos, graxas, fitas adesivas, chicletes e tintas.