Autor de Thriller, o disco mais vendido de todos os tempos, Rei do Pop deixa multidão de luto
Multimídia
Memória ZH
Linha do tempo: uma vida de fama e polêmica
- No dia 29 de agosto de 1958 nasce Michael Joseph Jackson, na cidade de Gary, em Indiana, nos Estados Unidos. Ele é o sétimo de nove filhos do casal Katharine e Joseph Jackson.
- Sob orientação do pai, os irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael Jackson formam o grupo Jackson 5, em 1962. Mesclando funk, R&B e soul, o grupo logo chamou a atenção da gravadora Motown, que em 1969 lançou o single I Want You Back, que seria o mais vendido do ano.
- A fama do Jackson 5 começa a rivalizar com a atenção dispensada ao próprio Michael Jackson, principal cantor e dançarino do grupo. Em 1979, Michael lança seu primeiro disco solo, Off the Wall, que vende 2 milhões de cópias. Ganha seu primeiro Grammy pela faixa Don't Stop 'Til You Get Enough.
- Com Thriller, seu segundo disco solo, Michael inaugura uma nova era para a música pop: a do videoclipe, com o vídeo da faixa-título dirigido pelo cineasta John Landi. Considerado o álbum mais bem-sucedido de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias vendidas até hoje, colocou a maioria de seus singles, como Beat It e Billie Jean, no topo das paradas.
- Num programa de TV sobre os 25 anos da Motown, Michael Jackson apresenta o passo de dança que seria sua marca registrada, o moonwalker. No ano seguinte, começa a era das cirurgias plásticas, com as primeiras operações no nariz. Michael também aparece em público com a pele mais clara. Durante a gravação de um comercial de refrigerante, tem o cabelo e parte do couro cabeludo queimados (na foto, Michael aparece ao fundo).
- Já conhecido como Rei do Pop, tem cinco singles do recém-lançado Bad em primeiro lugar nas listas de mais vendidos e fatura quatro discos de platina. Volta a fazer dobradinha com o cinema ao entregar a direção do clipe da faixa-título a Martin Scorsese. Em 1988, estrela o longa Moonwalker ao lado de Joe Pesci.
- O hábito de receber crianças na mansão em Neverland deixa de ser considerado apenas um comportamento excêntrico e ganha os tribunais após uma acusação de pedofilia. O caso foi resolvido com um acordo extrajudicial. Em outubro do mesmo ano, o cantor desembarca no Brasil para dois shows em São Paulo.
- Michael volta ao Brasil com a missão de gravar um clipe para o single They Don't Care About Us, do disco HIStory: Past, Present and Future Book I, lançado no ano anterior. O cantor escala o grupo Olodum para tocar percussão pelas ruas do pelourinho, em Salvador, e na favela Dona Marta, no Rio.
- Cada vez mais desfigurado, embora tenha sempre negado que fez mais do que duas cirurgias plásticas, Michael lança seu último álbum de músicas inéditas, Invincible, em 2001.
- Michael surpreende o mundo ao aparecer na janela do hotel Adlon, em Berlim, na Alemanha, com o filho Prince Michael II, de nove meses, nos braços. O cantor balança a criança sobre o parapeito, causando apreensão entre a multidão que o esperava.
- Michael é acusado de abuso sexual a um menor. No mesmo ano, se entrega à polícia da Califórnia. Acaba absolvido de 10 acusações diferentes dois anos depois e se muda para o Barein, no Oriente Médio.
- Passados 25 anos, o histórico álbum Thriller ganha nova edição, incluindo DVD bônus. O CD traz seis faixas extras - uma balada inédita, For all Time, e os remixes para cinco canções originais.
- Michael anuncia seu retorno ao palcos, numa turnê comemorativa aos seus 50 anos. Uma série de shows é marcada para julho em Londres, e os ingressos esgotam em poucas horas. Michael morre no dia 25 de junho, vítima de suposta parada cardíaca. Ele deixa três filhos: Michael Joseph Jackson, Jr., Paris Michael Katherine Jackson e Prince Blanket Michael Jackson II.