Equipamentos
As bicicletas devem ter sinalização noturna dianteira, lateral e traseira, campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo. Ainda que não seja obrigatório, o uso de capacete é recomendável. Para quem quer proteção extra, luvas e óculos específicos para ciclistas são bastante úteis. E, se for rodar à noite, é interessante usar roupas claras para ficar mais visível aos automóveis.
Segurança garantida
Bicicletas devem estar sempre em dia, com uma boa manutenção e equipamentos essenciais. O capacete é uma proteção importante em caso de queda. Ciclista deve ficar sempre visível, tanto para motoristas quanto para pedestres, andando sempre perto do meio-fio e sinalizando as manobras que irá realizar. Outra dica importante é cuidar o calçado que irá usar. Se não estiverem firmes no pé, podem comprometer a utilização dos pedais.
E as dobráveis?
Fazem sucesso por serem fáceis de carregar e guardar. Se você precisa ou prefere dividir os trajetos entre o transporte coletivo e a magrela, esta é a opção ideal. Mas é preciso ficar atento para particularidades do modelo. Por ter estrutura mais compacta, ela é menos estável do que as bikes comuns (o aro, por exemplo, é bem menor que o convencional) e não é indicada para grandes velocidades.
Não sei pedalar na cidade
Peça ajuda ao Bike Anjo. O projeto, que existe em 171 cidades ao redor do mundo, é formado por ciclistas experientes que ensinam, voluntariamente, quem quer aprender a usar a magrela com segurança. Quer achar os "anjos das pedaladas"? Acesse bikeanjo.com.br
Atenção na madrugada
Apesar de pedalar à noite ser uma experiência agradável, é preciso ter cuidado redobrado. Carros que circulam neste horário costumam andar mais rápido e respeitam menos os sinais de trânsito. É indispensável que a bicicleta tenha uma boa sinalização, tanto dianteira quanto traseira. Para chamar mais a atenção, use capacetes e roupas com fitas reflexivas.
Com tudo em dia
É indicado levar a sua magrela, periodicamente, a um mecânico para verificar se está em boas condições de uso. Algumas coisas importantes de serem verificadas com bastante frequência são a pressão dos pneus, o correto funcionamento dos freios, a lubrificação da corrente e dos cabos de câmbio e freio, e se as rodas e parafusos estão devidamente apertados.
O pneu estourou
O ideal é sempre carregar um kit de reparos, que conta com uma câmara de ar reserva, espátulas para retirar o pneu, bomba de ar (com ou sem indicador de pressão) e chaves com medidas adequadas aos componentes da sua bike. Estes equipamentos podem ajudar a chegar até um local seguro para voltar para casa - ou ir direto ao mecânico.
Lá vem a lomba
Se a sua bike tem marchas, vá trocando gradualmente. Caso não tenha, embale o máximo possível antes da subida, pois quanto mais rápido você chegar na lomba, mais a inércia irá lhe ajudar. Existem duas posturas ideiais para subir lombas: posicionar o corpo mais para
trás do selim, para empurrar o pedal com mais força, ou ficar em pé com o corpo mais para frente, aproveitando o próprio peso para empurrar o pedal. Caso nada disso funcione, sempre há a opção de carregar a magrela ao lado.
Anti-ladrão
Os cadeados U-lock, que têm uma trava em formato de "U", são os mais indicados para quem estaciona a bicicleta na rua, pois é bem mais difícil de abrir do que um cabo de aço tradicional. Você pode optar por combinar os dois tipos de cadeado para aumentar a segurança e diminuir as chances de que seja roubada. Não é recomendável deixar a magrela muito tempo em um mesmo local.
Legislação
Conforme o Código Brasileiro de Trânsito, bicicletas, triciclos e handbikes também são veículos. Por isso, é preciso respeitar as normas e levar em consideração que ciclistas têm prioridade sobre outros veículos, mas que os pedestres têm prioridade sobre ciclistas. Algumas recomendações: o carro deve dar preferência de passagem ao ciclista quando ele já estiver atravessando a via, mesmo se o sinal abrir. Se colar na traseira do ciclista ou apertá-lo contra a calçada, cometeu infração grave. Para o ciclista: pedalar na calçada só é permitido se autorizado por órgão de trânsito e com sinalização adequada na calçada.