Como chamar o serviço
O usuário precisa criar uma conta antes de usar. Os chamados são feitos exclusivamente por meio de um aplicativo, que deve ser baixado em um celular.
Podem ser apanhados na rua, em pontos de estacionamento (no local ou por telefone), por meio de aplicativos e através de serviços de teletáxi.
Requisitos para ser motorista
Deve ser motorista profissional, o que significa ter carta com autorização para exercer atividade remunerada (EAR). Depois de fazer um cadastro no site da Uber, o interessado passa por uma checagem de informações e de antecedentes criminais.
Além de CNH de categoria B ou superior, com a inscrição "exerce atividade remunerada", deve ter a Identidade de Condutor do Transporte Público, renovada anualmente. Também precisa apresentar certidões de bons antecedentes, inscrição no INSS e comprovante de aprovação no Curso de Formação (50 horas)
Exigências com relação ao veículo
No Brasil, estão presentes dois serviços. No UberBlack, o motorista deve oferecer um carro sedan de luxo, com banco de couro e ar condicionado. No UberX, o requisito é um veículo compacto com ar condicionado. No serviço UberBlack, os carros podem ter até três anos de fabricação, e no UberX, até oito anos.
A idade máxima do veículo é de 10 anos. Entre as exigências estão padronização de layout, taxímetro, GPS, quatro portas e ar condicionado. São exigidas vistorias a cada três ou seis meses.
Como é o pagamento
É feito automaticamente no cartão de crédito informado pelo usuário. Não é permitido pagar em dinheiro.
Dinheiro, cartão de crédito (via aplicativos ou presencial no veículo) e, dependendo da relação usuário e condutor, é possível pagar em cheque.
Identificação do motorista
Quando o serviço é acionado e a Uber designa um motorista, aparecem no celular do usuário a identificação e as informações do condutor e de seu carro.
A identificação é por meio da Identidade de Condutor do Transporte Público, documento com foto emitido pela EPTC e que deve ficar fixado sobre o painel do veículo.
Tarifa
Os valores variam de acordo com a cidade. Em São Paulo, o mínimo por viagem é de R$ 10 no UberBlack e de R$8 no UberX. Para o UberBlack a tarifa base é de R$ 5 e tarifas adicionais de R$ 0,40 por minuto rodado e R$ 2,42 por quilômetro percorrido. Para o UberX a tarifa base é de R$3 e tarifas adicionais de R$ 0,35 por minuto rodado e R$ 1,43 por quilômetro percorrido. Ao acionar o serviço, o usuário recebe uma estimativa do custo final. O cliente recebe uma fatura detalhada ao final.
A bandeirada inicial é de R$ 4,66. A partir daí, paga-se R$ 2,33 por quilômetro rodado na bandeira 1 (das 6h01min às 19h59min, de segunda a sexta, exceto feriados, e nos sábados 6h01min às 14h59min) e R$ 3,03 na bandeira 2 (Sábados a partir das 15h, domingos, feriados e terça-feira de Carnaval durante todo o dia).
Ganhos
No UberX, 75% do valor das viagens é transferido ao motoristas. Os 25% restantes ficam com a Uber. No UberBlack os percentuais são 80% e 20%
O valor da corrida fica com o permissionário, mas ele arca com taxas e despesas relacionadas à concessão do serviço
Fiscalização
No final de cada corrida, usuários avaliam os motoristas, e vice-versa, por meio do aplicativo. Dá-se uma nota de 1 a 5 estrelas. Motoristas que não mantenham uma nota mínima de aprovação (4,6) por parte dos usuários são desconectados da plataforma. O mesmo acontece com usuários que não mantenham uma nota mínima de aprovação por parte dos motoristas. As notas são anônimas.
É efetuada pela EPTC e compreende a monitoramento operacional (agentes na rua), vistorias periódicas na sede da empresa ou em vias públicas. Também há monitoramento via GPS, análise de documentação e investigação de irregularidades. Todas as reclamações são catalogadas e acompanhadas pela EPTC, que possui o histórico dos condutores e permissionários. As penalidades compreendem advertência escrita, multa, suspensão da permissão ou do condutor, cassação da permissão, descadastramento da função de condutor de táxi, cassação da Licença de Estacionamento de Ponto e determinação para devolução de valores e bens a passageiro.
Onde está presente
No Brasil, são quatro cidades com o serviço até o momento: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Está presente em todo o país. O serviço funciona por meio de licenças concedidas pelos municípios.
Uniforme
A empresa recomenda que os motoristas vistam-se bem, para obter boa avaliação por parte do usuário.
A lei estabelece como padrão camisa, calçado fechado e calça ou bermuda, esta última sempre na altura do joelho e de cor única. Os taxistas de prefixos vinculados a determinados pontos devem trajar uniforme padrão.
Como reclamar
Reclamações podem ser feitas no momento da avaliação da corrida, pelo aplicativo. Também é possível recuperar o histórico de viagens passadas para encaminhar relatos. Além disso, a Uber disponibiliza um e-mail de contato em cada cidade onde se instala. Segundo a empresa, situações graves podem levar ao descredenciamento do motorista.
Pelos telefones 118 e 156 ou pessolmente, no Atendimento ao Cidadão da EPTC (Av. Erico Verissimo, 100), de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h).