AS FASES DA OPERAÇÃO
1ª
2ª
3ª
4ª
5ª
6ª
7ª
8ª
9ª
10ª
11ª
12ª
13ª
14ª
15ª
16ª
17ª
18ª

Teve a prisão do doleiro Alberto Youssef em 17 de março de 2014. As investigações começaram em 2009, a partir de investigações relacionadas ao ex-deputado José Janene (PP-PR) sobre lavagem de dinheiro. Foram 24 presos em uma ação em seis Estados e no DF.

POLÍCIA FEDERAL, DIVULGAÇÃO, BD, 17/03/2014

INVESTIGAÇÃO
JULGAMENTO

1ª etapa

Operadores do esquema de corrupção que sangrou a Petrobras, empreiteiros e ex-diretores da estatal serão julgados na 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, comandada pelo juiz Sergio Moro. O magistrado é especializado em casos de lavagem de dinheiro. Foi ele quem concedeu ordens de prisão dos suspeitos e quem conduz a instrução do processo e os depoimentos. Para especialistas, Moro está conseguindo evitar erros e armadilhas que possam acabar prejudicando o processo e livrando os envolvidos.

2ª etapa

O julgamento de políticos com foro privilegiado, como deputados, senadores e ministros, será no Supremo Tribunal Federal (STF), tendo o ministro Teori Zavascki como relator. Durante o período de recesso do Judiciário, Zavascki decidiu dividir em 42 partes os depoimentos prestados por Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef nas delações premiadas devido à menção de autoridades que só podem ser julgadas pelo STF. Especula-se que mais de 30 nomes de políticos tenham sido citados.

COMO A LAVA-JATO SE DIVIDE