Linha do tempo sertaneja

Chitãozinho & Xororó gravam Fio de Cabelo, para o disco Somos Apaixonados. Vendendo 1,5 milhão de cópias, o álbum faz a migração do sertanejo das rádios AM para as FMs.
Com os colegas Leandro & Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano, apresentam o sertanejo para uma nova geração com Amigos. O especial de fim de ano da Rede Globo seria repetido outras vezes e se tornaria um programa semanal em 1999.
Com o disco Ao Vivo em Uberlândia, a dupla Victor & Leo coloca fim a presença claudicante do sertanejo no rádio. A partir de Tem que Ser Com Você, o gênero nunca mais abandonaria as listas de mais tocadas e ainda popularizaria o subgênero sertanejo universitário.
Victor Chaves, da dupla Victor & Leo, e Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba, passam a dominar o ranking de arrecadação de direitos autorais no Brasil, faturando mais até do que Roberto Carlos.
Revelada em um especial de fim de ano de Roberto Carlos, Paula Fernandes colocaria duas músicas no top 10 em 2011 e se tornaria uma das maiores arrecadadoras de direitos autorias do Brasil.
No ano em que o sertanejo dominou as paradas de sucesso, Michel Teló extrapolou o gênero e virou estrela internacional com Ai Se Eu Te Pego.
O sertanejo ocupa as nove primeiras posições do top 10 de execução no rádio e tem cinco discos entre os 10 mais vendidos do ano
Quem mais arrecadou em direitos autorais no Brasil
O ranking engloba titulares (pessoa física) cadastrados nas categorias de "autor", "intérprete" e "músico", cujas músicas foram tocadas em todos os segmentos de execução pública musical