Clique para saber mais
5% - Sanidade:

Calendário de vacinação para combate às principais doenças animais, como brucelose e tuberculose. Cuidados básicos para proteger os animais de parasitas como vermes, carrapatos ou moscas contaminadas também integram programas de sanidade.
5% - Manejo:

O gerenciamento de todos esses processos (genética, nutrição e sanidade) é feito pelo manejo do homem. Cuidados que vão do bem-estar do animal até o espaço destinado a cada um deles no campo determinam a padronização das carcaças que vão para o abate ou dos animais que servirão para reprodução.
40% - Nutrição:

Controle dos períodos de maior carência nutricional do animal, conforme a estação do ano. Em períodos de estiagem, no verão, ou de geadas, no inverno, normalmente é necessário complementar a alimentação natural a pasto com grãos. O ideal é que haja espaço no campo de um hectare para cada animal se alimentar.
50% - Genética:

Melhoramento genético é responsável por vacas e touros com sistemas produtivos que atendam às exigências do mercado consumidor. Com técnicas de seleção e cruzamento de raças, é possível aumentar a eficiência dos animais em fertilidade, habilidade materna e qualidade da carne.
Maciez
Quanto menor a idade de abate do animal, determinada pela nutrição e manejo, mais macia será a carne.
Sabor
A cobertura de gordura periférica do animal, também relacionada à nutrição, é fundamental para a carne ser saborosa.
Suculência
Nutrição do animal adequada, combinada com boa genética e índice de marmoreio (gordura intramuscular), resulta em uma carne suculenta.
Aspecto
Cobertura de gordura protege a carcaça contra o choque térmico e desidratação, mantendo a cor vermelha original.