O futebol americano surgiu nos Estados Unidos como uma variação do rúgbi, que é uma variação do futebol — por isso, apesar da pouca semelhança, carrega o nome do esporte mais popular do mundo. O objetivo principal é marcar o touchdown, entrar na zona final do gramado, que vale seis pontos. O lance dá direito à conversão do ponto extra — o time pode optar pelo chute entre as traves, que vale um ponto, ou por um mini-touchdown, que vale dois. Há ainda outras pontuações: o chute de campo (field goal) — vale três pontos e é um chute entre as traves durante o jogo — e o safety — vale dois pontos e acontece quando o jogador é derrubado ou sai pelo fundo de sua própria zona final.
Os considerados melhores jogadores da história são Dan Marino e Joe Montana, que dominaram os campos da NFL nos anos de 1980 e 1990.





Marino, no entanto, encerrou
a carreira sem conquistar
um título sequer. Na geração
atual, os veteranos Peyton Manning e Tom Brady se colocam entre os grandes
nomes de todos os tempos.
O maior campeão da NFL é o Green Bay Packers, com 13 títulos. Na Era Super Bowl, o maior vencedor é o Pittsburgh Steelers, que levantou o troféu seis vezes. Na Copa do Mundo, há um empate: dois títulos para o Japão e dois para os Estados Unidos nas quatro primeiras edições.
Ataque:
Quarterback
Wide Receiver
Tight End
Running back
(halfback e fullback)
Linha ofensiva (Center, offensive guard e ofensive tackle)
Defesa:
Linha defensiva (Defensive tackle, nose tackle e defensive end)
Linebacker
Cornerback
Safety
Times especiais:
Kicker
Punter
Holder
Especialista em kickoff
Retornador de punt
Retornador de kickoff