1. O Campeão voltou!

A torcida gremista compareceu em peso ao aeroporto Salgado Filho no dia 30 de julho do ano passado para recepcionar Felipão. Ainda ressentido pela eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o técnico foi acudido com o apoio e sob os gritos de "o campeão voltou".

2. Eu também preciso de um abraço, de um carinho

Na coletiva de apresentação no retorno, Felipão admitiu que vivia um momento delicado na carreira:
— Mas quero dizer que, se eu pensei, ou fui induzido a pensar em voltar ao futebol logo depois de um trabalho, o único time que eu pensaria seria o Grêmio. Eu também preciso de um abraço, de um carinho, de pessoas que me ajudem, o Grêmio é este time. Todos sabem que sou gremista, aqui é minha casa. O único time que eu voltaria no momento seria o Grêmio — disse, à época.

3. Público para o primeiro treino de Felipão

Um dia depois de chegar a Porto Alegre, Felipão comandou o primeiro treino na volta ao Grêmio. Com uma forte presença do público, o técnico foi ao gramado, bateu no peito e agradeceu o carinho dos gremistas.

4. Estreia com derrota em Gre-Nal

O primeiro jogo de Felipão em sua nova passagem pelo Grêmio foi da pior forma possível. Uma derrota para o maior rival. No primeiro clássico do novo Beira-Rio, o time perdeu para o Inter de Abel Braga por 2 a 0. Aránguiz e Cláudio Winck fizeram os gols.

5. Primeiro jogo na Arena e primeira vitória

Felipão já havia trabalhado na Arena, quando a Seleção Brasileira enfrentou a França. Mas, pelo Grêmio, sua estreia veio junto com a primeira vitória na nova passagem pelo clube. Uma semana depois de perder o Gre-Nal, o Grêmio contou com gols de Luan e Lucas Coelho para derrubar um ex-time de Felipão, o Criciúma.

6. Eliminação polêmica na Copa do Brasil

O Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Santos, na Arena, em um jogo marcado pela polêmica dos atos de injúria racial contra o goleiro Aranha. O time de Felipão acabou eliminado sem a chance de disputar o jogo de volta na Vila Belmiro.

7. Goleada no Gre-Nal

O melhor momento de Felipão nesta passagem pelo Grêmio foi o Gre-Nal 403. A equipe fez sua melhor atuação em um bom tempo e goleou o Inter por 4 a 1 — a primeira vitória gremista sobre o maior rival na Arena.

8. Queda de rendimento na reta final do Brasileirão

O Grêmio entrou no G-4 do Brasileirão depois do Gre-Nal, mas não teve força na reta final do campeonato para garantir um lugar na competição continental,. Derrotas consecutivas para Cruzeiro, Corinthians e Bahia tiraram do Grêmio a chance de vaga. Na rodada final, o time ainda empatou em casa com o Flamengo e encerrou o Brasileirão com uma série de quatro partidas sem vencer.

9. Série no Gauchão, mas derrota na final

Depois de um começo instável, o Grêmio se recuperou e teve sua melhor sequência sob o comando de Felipão. Entre o estadual e a Copa do Brasil, foram sete vitórias seguidas — e uma invencibilidade de 16 jogos. No entanto, a derrota veio exatamente na finalíssima do Gauchão. O Inter venceu por 2 a 1 e conquistou o Gauchão.

10. Sequência ruim e saída

Uma sequência de resultados negativos implodiu o trabalho de Felipão no Grêmio. A derrota para o Inter no Gauchão começou o processo, que, apesar da classificação contra o CRB na Copa do Brasil, ganhou força depois do empate com a Ponte Preta na Arena e o revés contra o Coritiba nas duas primeiras rodadas do Brasileirão.​