EM CASA
A RELAÇÃO
COM A ESCOLA
Fontes: Maria Waleska Cruz, coordenadoria de Gestão Pedagógica do Colégio Santa Inês, Tatiana Prade Hemesath, psicóloga e psicoterapeuta infantil, e Naime Pigatto, assessora pedagógica do Sinepe/RS
O sucesso da educação depende de uma “fórmula” baseada em limites (regras) e afeto. O aprendizado deve ser acompanhado de afeto, de emoção, para que seja efetivo.
Estabeleça horários de estudos, de sono e lazer. É preciso que haja tempo para tudo: descansar após o almoço, fazer os temas, revisar o conteúdo do dia, fazer as aulas especializadas, brincar etc. Os pais devem planejar a agenda com os filhos e acompanhar a realização das tarefas.
Os pais devem demonstrar interesse no que o filho está aprendendo, que matérias gosta mais, em quais tem maior dificuldade. Isto ajuda a identificar os pontos fortes e as vulnerabilidades da criança.
Estimule o aluno a ser protagonista da aprendizagem. Nos estudos diários, além da leitura e resumos, é fundamental que o estudante explique o conteúdo com as próprias palavras, por exemplo, ensinando o conteúdo estudado para um familiar.
Os pais devem valorizar o estudo e a escola. Dizer à criança ou ao adolescente que “ele está certo e a escola (ou a professora) errada” é uma forma de dizer que é ele quem fará as regras. É uma distorção da realidade.
Questione os professores de que maneira os pais podem auxiliar quando surgem dificuldades de aprendizagem.
Questões gerais sobre a escola também devem ser acompanhadas pelos pais: como a criança se relaciona com seus colegas, como é o sistema da escola e como é a personalidade da criança (há uma adaptação adequada da criança a este sistema de ensino?).
DICAS PARA OS PAIS