Clique nas fotos para ler mais
Começa o desentendimento
13/09/2009
Vingança ou perdão?
12/09/2010
Bandeira branca
30/08/2015
Letra polêmica
11/02/2016
Reação
15/02/2016
Agora em vídeo
24/06/2016
Kim Kardashian entra na briga
16/06/2016
Lena Dunham defende a amiga
27/06/2016
O vídeo de Kim Kardashian
18/07/2016
Taylor fala sobre vídeo
18/07/2016
Selena Gomez se manifesta
18/07/2016
Chloë Moretz se manifesta
18/07/2016
Kanye West rouba o microfone de Taylor Swift e interrompe seu discurso no VMA (MTV Video Music Awards) em 2009. Ela havia ganhado o prêmio de melhor videoclipe feminino, com "You Belong With Me".
"Estou muito feliz por você, mas Beyoncé tinha um dos melhores vídeos de todos os tempos", afirmou o rapper, deixando a cantora, então com 19 anos, constrangida e à beira das lágrimas.
Taylor Swift faz referência a Kanye em apresentação do VMA 2010. Antes de começar a cantar, uma televisão no palco mostra cena do episódio ocorrido no ano anterior. A música era "Innocence", cuja letra contém os trechos "Eu acho que você realmente fez isso dessa vez"/"Se perdeu no seu caminho de guerra"/"Perdeu seu equilíbrio em uma corda bamba", além de "32 e ainda crescendo" (32 anos era a idade de Kanye na época) e "você terá novos setembros" (mês do VMA).
Taylor Swift entrega prêmio honorário Michael Jackson de Música de Vanguarda a Kanye West no VMA 2015. No discurso, a cantora diz: "Parecia que todo mundo achava que sabia algo sobre nós por causa do que aconteceu conosco há cinco anos. Mas o que vocês não sabem é que o primeiro álbum que comprei no iTunes foi College Dropout, quando eu tinha 12 anos, com meu irmão. Kanye teve uma das melhores carreiras de todos os tempos. Estou muito orgulhosa de apresentar esse prêmio ao meu amigo Kanye West".
Kanye West divulga pela primeira vez o álbum "The life of Pablo" em um desfile de sua marca de roupas na New York Fashion Week. A letra de "Famous" chama a atenção de todos: "Sinto que eu e Taylor ainda podemos fazer sexo"/ "Por quê?"/ "Eu fiz aquela vadia famosa".
Não foram citados nomes, mas deu para sentir a alfinetada de Taylor Swift a Kanye West no 58º Grammy Awards, após ter vencido a categoria de Melhor Álbum do ano na premiação. "Como a primeira mulher a vencer a categoria Álbum do Ano no Grammy por duas vezes, gostaria de falar a todas as jovens mulheres: Muitas pessoas no caminho vão tentar deter o seu sucesso e tomar os créditos pela sua fama. Não deixe que elas te desviem da sua rota", declarou.
O vídeoclipe de "Famous" é lançado. Nele, bonecos de cera representando celebridades nuas aparecem deitados em uma cama. A réplica de Taylor Swift está ao lado de Kanye West. Começa a circular a informação de que Taylor não gostou nada disso.
Em entrevista à revista americana "GQ", a mulher de Kanye, Kim Kardashian, afirma: "Ela sabia que aquela música ia ser lançada, conversou com Kanye, muitas pessoas importantes do mundo da música estavam perto e ouviram aquela conversa no telefone, ela não se sentiu ofendida. É o jeito que ele escreve as letras dele, não é que ele odeie a Taylor ou tenha algo contra ela, era tudo uma brincadeira e ela se divertiu com isso. Ela garantiu que no Grammy ia afirmar que tinha adorado a brincadeira com a letra, mas aí, ela foi lá no palco e humilhou o meu marido. Taylor, apenas pare de se fazer de vítima de novo".
A escritora, roteirista e atriz Lena Dunham, conhecida pelo seriado Girls, fica do lado de Taylor e resolve se manifestar: "O clipe de 'Famous' é um dos esforços 'artísticos' recentes mais perturbadores. Eu não consigo ter uma reação 'cool' ao ver uma mulher que eu amo como Taylor Swift, mulheres que eu admiro como Rihanna ou Anna Wintour, reduzidas a um par de seios de cera feitos por alguém de efeitos especiais. Isso me deixa triste, insegura e preocupada pelas adolescentes que estão assistindo".
Kim Kardashian posta em sua conta no Snapchat um vídeo em que o marido, Kanye West, conversa com Taylor Swift por telefone. Nele, West lê o verso "Sinto que eu e Taylor ainda podemos fazer sexo". Taylor parece concordar com a música e agradece o cantor por tê-la consultado. Para completar, Kim escreve no Twitter: "Vocês me seguem no Snapchat? Deveriam".
Taylor Swift publica no Twitter: "Onde está o vídeo do Kanye me contando que ele me chamaria de 'aquela vadia' na música? Isto não existe porque nunca aconteceu. Você não sabe como é a reação emocional de uma pessoa após ser chamada de 'aquela vadia' na frente do mundo inteiro. É claro que eu queria gostar da música. Eu queria acreditar em Kanye quando ele me disse que eu gostaria da música. Eu queria que a gente tivesse um relacionamento amigável. Ele prometeu tocar a música para mim, mas ele nunca o fez. Ao mesmo tempo que eu queria apoiar Kanye ao telefone, você não consegue aprovar uma música que não ouviu. Ser julgada falsamente de mentirosa, quando nunca me foi mostrada a história completa ou tocada a parte da música, é um assassinato de caráter. Eu gostaria muito de ser excluída dessa narrativa, da qual nunca pedi para fazer parte, desde 2009".
Selena Gomez tuitou sobre o caso: "Há coisas mais importantes para se falar... Porque as pessoas não podem usar sua voz para algo que importe de verdade, caramba? A verdade é que a última coisa que precisamos agora é de ódio, de qualquer forma". Isso fez com que usuários começassem a usar a hashtag #GoToSleepSelena ("vá dormir, Selena"), criticando o posicionamento da cantora.
A atriz Chloë Moretz se manifestou sobre polêmica tuitando uma crítica à indústria cultural americana. "Todos nessa indústria precisam colocar suas cabeças fora de um buraco e olhar ao redor para perceber o que realmente está acontecendo no mundo real" escreveu. Quem respondeu foi Khloe Kardashian, que saiu em defesa de sua irmã, postando duas fotos da atriz de biquíni, com o dizer: "É esse o buraco ao qual você se refere?" (em uma das fotos, uma menina aparece de costas com a parte de baixo do conjunto fora do lugar). Chloë responde: "Corrigindo os fatos: primeira foto sou eu filmando "Vizinhos 2", a segunda é alguma garota que foi fotografada de forma errada".