Aeronáutica Civil da Colômbia divulgou na segunda-feira o relatório preliminar sobre as causas do acidente. A transcrição das caixas-pretas, feita em Londres, serviu de base para as primeiras conclusões. O relatório final deve sair em quatro meses
- O tempo de voo estimado – quatro horas e 22 minutos – era idêntico à autonomia de combustível declarada.
- Só constava um aeroporto alternativo – El Dorado, em Bogotá –, em vez de dois.
- Não havia a assinatura do responsável por autorizar o voo.
- O plano autorizava a aeronave a voar acima de 29 mil pés, e o avião da LaMia não tinha certificação para isso.
- Segundo a Aeronáutica Civil da Colômbia, o setor responsável na Bolívia "aceitou uma condição que era inaceitável no plano".
- Em apuração própria, o governo boliviano concluiu que a LaMia e o piloto foram os responsáveis pelo acidente e suspendeu a licença de voo da companhia aérea.
- Segundo a Aeronáutica Civil da Colômbia, a aeronave saiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com o combustível no limite para chegar a Medellín.
- Na hora do embarque, o tanque estava cheio, mas não com quantidade reserva exigida pelas normas internacionais para voar uma hora e 45 minutos além de seu destino.
- No local do acidente, não foram encontrados vestígios de combustível nem houve explosão.
A causa do acidente foi o fim do combustível. Até agora, temos evidencias de que nenhum fator técnico influenciou. Tudo está relacionado ao fator humano e administrativo.
FREDDY BONILLA
Secretário de Segurança Aérea do governo colombiano
- Dados das caixas-pretas confirmaram que piloto e copiloto sabiam que viajavam no limite de combustível.
- Os dois conversaram sobre a possibilidade de reabastecer em Leticia (Colômbia)ou Bogotá, mas não pararam.
- Quando entrou em território colombiano, o avião se deparou com vento frontal, o que exigiu maior potência e, por isso, provocou maior consumo de combustível pela resistência gerada.
- A aeronave tinha um sistema de alerta sonoro e visual do baixo nível de combustível, que é ativado quando resta uma média de 20 minutos de voo, segundo o manual. O problema não foi informado à torre pelo piloto.