Candidatos à prefeitura de Porto Alegre
Fábio Ostermann (PSL)
Com 31 anos e de ideias liberais, foi um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL) em Porto Alegre nos protestos contra a presidente afastada Dilma Rousseff.
João Carlos Rodrigues (PMN)
Iniciou a trajetória política em 2008, quando disputou a prefeitura de Alvorada pelo PTC. Em 2014, foi candidato ao governo estadual. Tem 51 anos.
Júlio Flores (PSTU)
Aos 57 anos, é professor de matemática nas redes estadual e municipal, em Porto Alegre. Durante os anos 1980, liderou greves dos bancários e da luta contra a privatização do Meridional. Filiado então ao PT, participou da criação da CUT. Em 1992, foi para o PSTU.
Luciana Genro (PSOL)
Ex-deputada estadual e federal, ajudou a fundar o PSOL depois de ser expulsa do PT. Tem 45 anos e já concorreu à prefeitura de Porto Alegre, em 2008, e à Presidência, em 2014.
Maurício Dziedricki (PTB)
Ex-vereador e ex-secretário de Estado, tem 37 anos e está no exercício de mandato de deputado estadual. Há 20 anos o PTB não lançava candidato próprio em Porto Alegre.
Nelson Marchezan (PSDB)
Está no segundo mandato de deputado federal e tem 44 anos. Antes, atuou como parlamentar na Assembleia. É conhecido pela combate a "privilégios" do Poder Judiciário.
Raul Pont (PT)
Da primeira geração de lideranças do PT gaúcho, foi prefeito de Porto Alegre entre 1997 e 2000. Ex-deputado federal e estadual, com 72 anos, estava aposentado, mas atendeu chamado do partido e vai disputar a prefeitura da Capital pela quarta vez.
Sebastião Melo (PMDB)
Aos 58 anos, é atual vice-prefeito da cidade. Foi presidente da Câmara de Vereadores por duas vezes. Natural do interior de Goiás, chegou em Porto Alegre em 1978 em busca de trabalho.