A TRAGÉDIA NA COLÔMBIA

A queda do avião que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas para Medellín matou 71 pessoas na Colômbia na madrugada de terça-feira.

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A QUEDA

O avião da Chapecoense iniciou a descida em órbita possivelmente porque uma aeronave da empresa Viva Colômbia, que voava de Bogotá para San Andrés, no Caribe, se preparava para um pouso de emergência no aeroporto de Medellín, à 0h45min. O horário é o mesmo em que a aeronave com a equipe catarinense interrompe a trajetória para o aeroporto.

No último registro de voo, à 0h55min de Brasília (21h55min no horário local), o Avro RJ85 estava a pouco mais de 4,5 mil metros de altitude, a uma velocidade de 262 km/h. A torre do aeroporto de Medellín registrou um pedido de emergência do piloto da LaMia, que alertou para uma pane elétrica no avião. A aeronave caiu na localidade de Cerro El Gordo, em La Unión, cidade da província de Antioquia.

AS CAIXAS-PRETAS

Responsável pela investigação do acidente, a Aerocivil, órgão do governo colombiano, já está com as duas caixas-pretas do avião, encontradas em perfeito estado.

TERRENO DE DIFÍCIL ACESSO

Os destroços no local do acidente, concentrados em uma área limitada de uma região montanhosa, indicam que o avião colidiu com o solo em "ângulo bem acentuado", conforme avaliação de Sérgio Machado, professor de pilotagem profissional de aeronaves:

– Em caso de pane seca, o avião estaria planando e não teria conseguido vencer o aclive.

 

• Anos de fabricação: 1999

• Comprimento: 28m55cm

• Altura: 8m61cm

• Envergadura: 26m34cm

• Velocidade de cruzeiro: 750 km/h

• Velocidade máxima: 885 km/h

• Autonomia: 3.092 quilômetros

• Motores: 4 turbofan Honeywell LF507-1F

• Número de assentos: 82 a 100 assentos

Aeroporto Internacional

José María Córdova

O aeroporto está a cerca

de 36 quilômetros do local da queda

Medellín

La Ceja

Cerro El Gordo

A AERONAVE AVRO RJ85