-
1 - Dia 28 de maio, domingo,
às 18h15min, no bairro Cinquentenário.
Uma aposentada de 63 anos não quer mais saber da caminhonete Hyundai levada por ladrões e prefere tocar a vida adiante. Ela pretendia estacionar o veículo na Rua José Albino Reuse, mas antes tentou se certificar de que havia uma câmera de vigilância por perto. Nesse momento, dois homens num Clio preto atacaram a aposentada. Além do veículo, a dupla levou a bolsa, as chaves do portão e da garagem da moradia.
— Sempre pensamos que não vai acontecer, mais foi comigo. Não quero nem que encontrem (a caminhonete). Fica uma impressão ruim.
Na mesma noite, os autores cometeram outro ataque. No dia seguinte, morreram em confronto com a Brigada Militar na região do Desvio Rizzo. -
2 - Dia 28 de maio, domingo,
às 22h30min, no Exposição.
Dois ladrões sabiam manusear uma arma, mas aparentavam nunca ter lidado com o veículo de câmbio automático que pretendiam roubar na Rua Alfredo Chaves. O dono de um Idea deixava a garagem de um prédio para levar a namorada em casa quando foi abordado pelos criminosos que estavam num Clio preto, carro semelhante a um ataque registrado horas antes no Cinquentenário. Antes de ser liberada pelos criminosos, a vítima ainda teve de ensiná-los a manobrar o veículo.
-
3 e 4 - Dia 29 de maio, segunda-feira,
às 14h30min, no Rio Branco e no São Leopoldo.
Seria uma sequência de roubo de veículos, mas se transformou numa perseguição seguida de tiroteio pela Zona Oeste da cidade. Três ladrões renderam o dono de uma Saveiro na Rua Itália Travi, no Rio Branco, pegaram o veículo e seguiram até o bairro São Leopoldo, onde surpreenderam o motorista de um Peugeot, na Rua Ângelo Belloni. Os bandidos seguiram rotas diferentes com os dois carros roubados. A Brigada Militar mobilizou equipes e dois ladrões foram mortos em confronto na região do Desvio Rizzo. Um terceiro bandido fugiu. Na noite anterior, eles teriam cometido pelo menos outros dois roubos pela cidade.
-
5 - Dia 29 de maio, segunda-feira,
às 13h, interior do Desvio Rizzo
São Marcos da Linha Feijó é a típica comunidade onde assaltos sob a luz do dia são incomuns, mas um caso chamou a atenção: uma professora recém havia estacionado uma caminhonete Sportage na frente da Escola Municipal Carlin Fabris quando foi atacada por um encapuzado. O bandido havia desembarcado de um HB20 vermelho, onde um segundo comparsa aguardava. A mulher levou coronhadas, pois o bandido queria a chave do veículo. O ladrão fugiu com a Sportage, levando documentos, cartões bancários e outros objetos da vítima. Crianças que haviam se aproximado momentos antes do ataque para abraçar e dar boas vindas à professora levaram um susto daqueles, alguns até choraram. A docente ainda está traumatizada e escola lançou orientações para pais e estudantes sobre segurança.
-
6 - Dia 29 de maio, segunda-feira,
às 0h30min, no São José.
Um comerciante manobrava uma caminhonete Airtrek na Avenida Ruben Bento Alves quando dois homens anunciaram o assalto. Em seguida, os bandidos entraram na lanchonete da vítima para roubar outros objetos e fugiram carregando os produtos do ataque na Airtrek.
-
7 - Dia 29 de maio, segunda-feira,
s 7h, no Colina Sorriso
Dois encapuzados renderam um homem que conduzia uma L200 na Rua Orestes Baldisserotto e levaram a caminhonete dele.
-
8 - Dia 30 de maio, terça-feira,
às 20h50min, no Cinquentenário
Um caso corriqueiro: um homem chegava em casa na Rua Antônio Casagrande e foi surpreendido por dois homens a pé e armados. A dupla roubou a carteira e uma caminhonete Hilux da vítima.
-
9 - Dia 1º de junho, quinta-feira,
às 7h, na Perimetral Norte
Sair de carro de casa é tão rotineiro que sequer você imagina criminosos esperando por uma oportunidade no lado de fora. Foi assim com uma mulher que deixava a moradia num Focus. Ela teve a frente do carro bloqueada por dois assaltantes num Cobalt. Os bandidos fizeram questão de ressaltar que pretendiam levar apenas o carro e fugiram, ignorando a bolsa que a mulher carregava.
-
10 - Dia 1º de junho, quinta-feira,
às 16h20min, no Panazzolo
"Debaixo de uma chuva torrencial, um eletricista de 63 anos precisou usar todo o fôlego para correr em busca de ajuda. Pouco antes, depois de um dia puxado de trabalho, o eletricista recebeu um telefonema que alterou a rotina. Do outro da linha, um homem solicitou um serviço de urgência e informou que estava no mesmo bairro onde o eletricista trabalhava. Na hora, o trabalhador não deu muita atenção ao detalhe e não confirmou o interesse pelo serviço extra. Enfrentou a chuva no lado de fora e carregou as ferramentas num furgão estacionado na Rua Raimundo Nora. Ao entrar no veículo, recebeu a ordem de colocar a chave na ignição. Num gesto espontâneo, virou-se e bateu a cabeça no cano da arma. Ele desembarcou imediatamente e viu o criminoso levar o furgão com ferramentas, escadas e materiais elétricos, deixando para trás um prejuízo de R$ 20 mil. O eletricista decidiu correr até o Parque dos Macaquinhos onde há um módulo da Brigada Militar. No caminho, pediu ajuda de uma mulher, mas foi ignorado. De tão nervoso, sequer lembrou que uma irmã dele morava bem perto do ponto do assalto. Ensopado, conseguiu registrar a ocorrência. O veículo, porém, ainda não foi localizado.
— Só então me dei conta que ele (ladrão) havia pego o meu telefone no adesivo do furgão e tentou me atrair. Ele estava na frente onde eu estava trabalhando — conta o eletricista. -
11 - Dia 1º de junho, quinta-feira,
às 19h40min, no De Lazzer
Numa tentativa de escapar de um assalto, o dono de um Fox jogou a chave do carro para longe. Não deu certo. Foi obrigado a procurar o objeto e entregar ao ladrão. O caso ocorreu na Rua Doutor Benno Winkler. A vítima parou o carro na frente do prédio de uma familiar e tocou o interfone. Foi quase como uma senha para um criminoso armado se aproximar e roubar o Fox.
-
12 - Dia 1º de junho, quinta-feira,
às 23h, no loteamento Vinhedos
Dois ladrões numa moto abordaram um casal que estava num Citroen parado na Rua Honeyde Bertussi. O caroneiro obrigou as vítimas a desembarcarem e levou o carro.
-
13 - Dia 2 de junho, sexta-feira,
às 19h20min, no Santa Fé
Prudente com o trânsito num dos trechos mais perigosos para acidentes em Caxias do Sul, o condutor de um Classic parou num trevo da Rota do Sol para acessar o Santa Fé. Foi o que bastou para dois criminosos, que pararam uma moto ao lado do carro. Um dos ladrões bateu no vidro do veículo e anunciou o roubo. O homem foi obrigado a descer e entregar o Classic.
-
14 - Dia 5 de junho, segunda-feira,
às 20h30min, no São Ciro
Ao parar um Ônix no portão de casa, na Rua João Alberto Dambroz, um homem foi rendido por dois assaltantes, um deles armado. Além do carro, os criminosos levaram embora o controle do portão da moradia.
-
15 - Dia 6 de junho, terça-feira,
às 18h30min, no Nossa Senhora da Saúde
O morador de uma casa fechava o portão da garagem quando um ladrão se aproximou e anunciou o assalto. O bandido fugiu com a Duster da vítima.
-
16 - Dia 8 de junho, quinta-feira,
s 19h40min, em Ana Rech
Na saída do mercado, foi aquele pavor. Uma mulher saía com compras, na Avenida Rio Branco, e dois bandidos apontaram uma arma. Ela teve o Corsa roubado pela dupla. A Brigada Militar (BM) foi rápida e prendeu os assaltantes pouco depois.
-
17 - Dia 8 de junho, quinta-feira,
às 15h30min, Parque Oásis
Um trabalhador fazia entregas e virou alvo de dois bandidos. A dupla estava de moto e, o caroneiro, levou a van do homem embora.