[ VERBETE ]
O avião que levava a delegação da Chapecoense para a disputa da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, de Medellín, caiu nos arredores da cidade colombiana. No acidente, morreram 71 dos 77 passageiros – incluindo jogadores, integrantes da comissão técnica, convidados e profissionais de imprensa, um dos quais o repórter André Podiacki, do DC. A tragédia chocou o mundo, inspirando homenagens em todo o planeta.
QUEDA DO VOO DA CHAPECOENSE
delação premiada (loc.)
Na legislação brasileira, é um benefício legal concedido a um réu que aceite colaborar na investigação ou entregar seus companheiros. Com isso, o acusado pode conseguir diminuição da pena de 1/3 a 2/3; cumprimento da pena em regime semiaberto; extinção da pena e até perdão judicial.
OUTROS ACONTECIMENTOS
foto RAUL ARBOLEDA, AFP
Assassinato em Porto Rico
Três crianças nascidas em Criciúma, foram mortas por sufocamento pelo pai em Ponce, a terceira maior cidade de Porto Rico. Segundo a polícia local, Erik Seguinot Ramírez asfixiou os filhos, um menino de 10 anos e duas meninas, de oito e seis anos, e se enforcou em seguida. A mãe, Marlene Martins da Rocha, também é catarinense e no momento do crime estava em Los Angeles a trabalho. Segundo uma das tias das vítimas, o casal passava por problemas pessoais.
foto Emerson Gasperim
Agroglifos misteriosos
Há nove anos, formas geométricas aparecem nos campos em Ipuaçu, intrigando os moradores da cidade no Oeste catarinense. Em 2016, não foi diferente: as marcas misteriosas foram vistas em uma plantação de trigo. O fenômeno permanece sem explicação.
foto Novelo Filmes, DIVULGAÇÃO
foto Columbia, Divulgação
RIP
Leonard Cohen: músico, compositor, escritor e monge budista canadense, aos 82 anos.
Trump eleito
Contra todos os prognósticos, Donald Trump foi eleito o 45o presidente dos Estados Unidos. O republicano bateu a líder nas pesquisas, a democrata Hillary Clinton, em uma das mais acirradas disputas da história pela Casa Branca. A conquista do poder no país mais poderoso do mundo pelo controverso milionário – um outsider na política – representou também o triunfo de uma postura que, pelo menos no discurso, mostrou-se mais conservadora. Entre as medidas que ele anunciou durante a campanha estão o recrudescimento à política de imigração e o aumento das taxas sobre os produtos importados da China.
foto MANDEL NGAN, AFP
garotinho atrás das grades
O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) foi preso sob a acusação de participar de um suposto esquema para a compra de votos na última eleição em Campos dos Goytacazes (RJ) envolvendo o programa social Cheque Cidadão. Ele era secretário de governo da prefeitura da cidade, comandada pela mulher dele, Rosinha.
foto WILTON JUNIOR, ESTADÃO CONTEÚDO
foto steven dewall, DIVULGAÇÃO
RIP
Sharon Jones: cantora norte-americana de soul e funk, aos 60 anos.
foto Edison Vara, AGÊNCIA RBS
RIP
Fidel Castro: mesmo afastado do poder desde 2008, El Comandante – símbolo máximo da revolução cubana e da utopia socialista – mandava e desmandava na ilha caribenha. Amado e odiado na mesma medida, promoveu avanços sociais e restringiu liberdades individuais e econômicas. Morreu de causas não reveladas, aos 90 anos.
<
>
O SOBE-DESCE NO FUTEBOL CATARINENSE
AS FASES DA LAVA-JATO
DRAGÃO
O lobista Adir Assad, já preso pela Lava-Jato em Curitiba, foi um dos alvos de mandados de prisão dessa fase da Operação. O nome Dragão é uma referência aos registros na contabilidade de um dos investigados. De acordo com a PF, ele chamava de “operação dragão” os negócios fechados com parte do grupo criminoso para disponibilizar recursos ilegais no Brasil a partir de pagamentos realizados no exterior.
CALICUTE
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) foi preso pela Polícia Federal em seu apartamento no Leblon, zona sul da cidade. Ele era o alvo de dois mandados de prisão, sendo um deles expedido pelo juiz Sergio Moro. Segundo as investigações, Cabral liderava um grupo de pessoas que recebiam propina de empreiteiras que tinham contratos com o governo estadual. Uma das obras investigadas é a reforma no estádio do Maracanã. O prejuízo estimado é de R$ 224 milhões, de acordo com o MPF. Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, também foi indiciada e presa na operação.