[ VERBETE ]

O avião que levava a delegação da Chapecoense para a disputa da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, de Medellín, caiu nos arredores da cidade colombiana. No acidente, morreram 71 dos 77 passageiros – incluindo jogadores, integrantes da comissão técnica, convidados e profissionais de imprensa, um dos quais o repórter André Podiacki, do DC. A tragédia chocou o mundo, inspirando homenagens em todo o planeta.

QUEDA DO VOO DA CHAPECOENSE

delação premiada  (loc.)

Na legislação brasileira, é um benefício legal concedido a um réu que aceite colaborar na investigação ou entregar seus companheiros. Com isso, o acusado pode conseguir diminuição da pena de 1/3 a 2/3; cumprimento da pena em regime semiaberto; extinção da pena e até perdão judicial.

OUTROS ACONTECIMENTOS

foto RAUL ARBOLEDA, AFP

O SOBE-DESCE NO FUTEBOL CATARINENSE

AS FASES DA LAVA-JATO

DRAGÃO

O lobista Adir Assad, já preso pela Lava-Jato em Curitiba, foi um dos alvos de mandados de prisão dessa fase da Operação. O nome Dragão é uma referência aos registros na contabilidade de um dos investigados. De acordo com a PF, ele chamava de “operação dragão” os negócios fechados com parte do grupo criminoso para disponibilizar recursos ilegais no Brasil a partir de pagamentos realizados no exterior.

<

OUTUBO  |  DEZEMBRO

>

CALICUTE

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) foi preso pela Polícia Federal em seu apartamento no Leblon, zona sul da cidade. Ele era o alvo de dois mandados de prisão, sendo um deles expedido pelo juiz Sergio Moro. Segundo as investigações, Cabral liderava um grupo de pessoas que recebiam propina de empreiteiras que tinham contratos com o governo estadual. Uma das obras investigadas é a reforma no estádio do Maracanã. O prejuízo estimado é de R$ 224 milhões, de acordo com o MPF. Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, também foi indiciada e presa na operação.

COMPARTILHE