| 05/11/2005 17h20min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, defendeu hoje a trajetória do juiz conservador Samuel Alito e pediu que o Senado o confirme em breve como novo membro do Tribunal Supremo. Durante seu tradicional discurso via rádio dos sábados, Bush fez um parêntese em sua participação na IV Cúpula das Américas em Mar del Plata (Argentina) para falar sobre o assunto.
A seleção e confirmação de um juiz do Supremo são de grande importância para os EUA. Isso porque a corte tem a última palavra sobre um amplo leque de temas sociais, econômicos e culturais, entre eles o aborto, a pena de morte e a defesa dos direitos civis.
– Durante sua longa carreira pública, Alito demonstrou todas as qualidades que o povo americano espera de um juiz do Supremo: domínio da lei, um profundo compromisso com a Justiça e uma grande personalidade – disse Bush.
Na última segunda, Bush propôs Alito, 55 anos, para o lugar da juíza Sandra Day O'Connor, que anunciou sua saída em julho. Ela, entretanto, aceitou permanecer no cargo até que o Senado confirme seu sucessor.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.