| 02/11/2005 18h52min
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, advertiu que George W. Bush, seu homólogo norte-americano, terá uma "resposta imediata" de sua parte caso o desconheça como democrata na Cúpula das Américas, que será realizada nos próximos dias 4 e 5 em Mar del Plata, na Argentina.
Após lembrar que Bush disse em uma reunião anterior que seu governo defenderia atitudes que garantissem "democracia no Haiti, na Bolívia e na Venezuela", Chávez relatou que apenas o olhou de lado e que não quis dizer nada na ocasião, mas que agora será diferente. As declarações constam na transcrição do Ministério das Comunicações de uma entrevista concedida ontem à noite por Chávez ao canal regional sul-americano Telesur.
– Se o presidente Bush disser isso outra vez, terá uma resposta imediata da minha parte, porque este povo é digno e não irei aceitar que seja atropelado – alertou.
Chávez assegurou que dará "uma resposta contundente e um convite ao debate" caso Bush
insista em reviver a proposta
norte-americana de criar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), a qual Chávez considera "imperialista".
– Bush colocará o livre comércio sobre a mesa e eu o incitarei a debater, não me importa o que digam – ressaltou.
Sobre versões de que as autoridades dos Estados Unidos teriam pedido às argentinas para que ele não desrespeitasse Bush, Chávez comentou que a Casa Branca havia pedido o mesmo ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso um pouco antes da II Cúpula das Américas, há quatro anos.
– Você não vai acreditar, mas Bush teme você – relatou o que lhe teria dito o ex-dirigente brasileiro Fernando Henrique.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.