| 31/10/2005 10h40min
A confiança do consumidor brasileiro melhorou, segundo uma sondagem divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor da FGV mostrou crescimento de 1,5% de setembro (100) para outubro (101,5). Segundo um comunicado da FGV, a alta é resultado da melhora das expectativas para o futuro. Esse item subiu de 100 pontos em setembro para 102,9 pontos em outubro.
O Índice de Confiança do Consumidor da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou um crescimento de 1,5% sobre o mês anterior, indicando aumento da confiança do consumidor em outubro de 2005.
Cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor compõem o Índice de Confiança do Consumidor. O desempenho do índice geral foi influenciado em outubro pela evolução favorável das expectativas do consumidor em relação aos próximos meses.
O Índice de Expectativas, composto de três dos quesitos integrantes do Índice de Confiança do Consumidor, elevou-se de 100, em setembro, para 102,9. Já o Índice da Situação Atual, reduziu-se de 100 para 99,3.
A avaliação do consumidor em relação à situação financeira atual da família piorou em outubro, em comparação com a realizada em setembro.
A parcela dos que afirmam que a situação no momento está boa reduziu de 18,5% para 18,3%. A proporção dos que consideram o momento ruim elevou-se de 20,7% para 21,7%. Em relação ao futuro, o destaque foi o aumento, de 23,8% para 28,3% na parcela de informantes que prevêem melhora da situação econômica local. A participação relativa do grupo dos que crêem na deterioração reduziu-se de 21,3% para 16,2%.
A edição de outubro de 2005 da Sondagem de Expectativas do Consumidor consultou 2.031 consumidores em sete das principais capitais brasileiras entre os dias 1 e 21 de outubro.
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