| 12/10/2005 12h01min
O presidente do Banco Mundial (Bird), Paul Wolfowitz, pediu nesta quarta-feira que o Japão abra seu mercado agrícola e continue reduzindo os subsídios para o setor como uma medida para ajudar o desenvolvimento dos países pobres da África.
Em palestra na Universidade de Keio, em Tóquio, que durou meia hora, Wolfowitz lembrou que "o Japão é um dos principais mercados para os países emergentes", de acordo com a agência Kyodo.
. – Os países ricos deveriam tomar a dianteira sobre os emergentes ao abrirem seus mercados, especialmente os agrícolas – afirmou Wolfowitz, acrescentando que "aí é onde os países pobres saem perdendo importantes oportunidades de comércio por causa da proteção das fronteiras".
O presidente do Bird indicou ainda que as negociações da Rodada de Doha são uma oportunidade para melhorar essa situação, referindo-se à conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio que será realizada em Hong Kong entre 13 e 18 de dezembro.
– Todos os países membros da OMC devem participar deste diálogo – afirmou.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.