| 11/10/2005 12h41min
Por cinco votos a um, a Mesa Diretora da Câmara decidiu nesta manhã encaminhar ao Conselho de Ética todos os processos de cassação contra os 13 parlamentares citados no relatório conjunto das CPIs dos Correios e do Mensalão. O único voto contrário foi o do deputado João Caldas (PL-AL), quarto-secretário da Mesa.
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, optou por não votar. O voto do presidente só é obrigatório em caso de empate.
A Mesa decidiu ainda dividir o processo em 13 relatórios individuais antes de enviar a documentação ao Conselho de Ética. Esses relatórios deverão ser entregues na próxima sexta pela Secretaria Geral da Mesa ao presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP). Com isso, os processos só deverão ser abertos efetivamente na próxima semana.
A partir do momento em que os processos são abertos no Conselho de Ética, os parlamentares acusados de envolvimento com o mensalão já não podem mais renunciar sem perda de direitos políticos. Se renunciarem antes, ainda podem se candidatar nas eleições de 2006.
AGÊNCIAS O GLOBO E CÂMARAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.