Notícias

 | 03/10/2005 15h24min

Bispo mantém greve de fome apesar do pedido de Lula

Religioso contra transposição do São Francisco está sem comer há uma semana

Apesar da intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o bispo Luiz Flávio Cappio completou hoje uma semana de greve de fome contra um projeto oficial para a transposição do Rio São Francisco.

Rubens Siqueira, coordenador de uma comissão que acompanha o estado de saúde do religioso, afirmou que o bispo decidiu continuar a greve até que chegue em suas mãos um documento assinado por Lula anunciando o cancelamento do projeto. Após ter recebido ro apoio do Episcopado, o bispo recebeu nos últimos dias a visita de vários políticos, entre eles influentes senadores da oposição, que expressaram solidariedade a causa contra o projeto do Governo.

No último sábado, um enviado especial da Presidência entregou ao religioso uma carta na qual Lula explica que as obras às quais o bispo se opõe não foram iniciadas e que o projeto prevê medidas para reduzir o impacto ambiental e social. O objetivo de Lula era convencer o bispo a desistir do protesto. O presidente afirmou estar disposto a conversar sobre o projeto com o bispo e com quem se opuser à iniciativa.

Através da transposição do rio, o governo pretende levar água a regiões do Nordeste que sofrem com a seca. A água será levada da região Central do país, onde nasce o São Francisco, para as bacias fluviais atualmente secas, que serão usadas como canais para os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.