| 30/09/2005 14h40min
O senador Alvaro Dias (PDSB-PR) afirmou nesta manhã, em discurso no plenário da Câmara, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva simpatiza com regimes ditatoriais. Segundo o senador, Lula toma estes regimes como modelo ao tentar implantar no Brasil ações autoritárias.
O senador citou discurso recentemente feito por Lula no qual elogia o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e diz que a Venezuela tem democracia em excesso. Para Alvaro Dias, que esteve recentemente naquele país, conforme contou, a Venezuela não tem liberdade de imprensa e mantém um regime político fechado.
O senador afirmou que Lula já manifestou admiração pelo ditador do Gabão, pelo fato de este estar há 37 anos no poder, e tem simpatia por Cuba e pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), guerrilha marxista que está na lista de organizações terroristas. Em seguida, Dias listou uma série de medidas consideradas autoritárias que Lula tentou implantar no Brasil, entre elas a lei da mordaça para procuradores da República, a mordaça para jornalistas, cuja legislação foi rejeitada na Câmara e a criação de decreto para evitar que funcionários públicos falassem com a imprensa.
Para o senador, o PT tem um ranço autoritário e não sabe conviver com a crítica, e de absorver experiências de países autoritários. Ele citou ainda a censura imposta pelo governo às pesquisas do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
AGÊNCIA SENADOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.