| 24/09/2005 12h55min
Ocorreu a reviravolta que vinha sendo sinalizada na eleição direta para presidente nacional do PT: o deputado estadual Raul Pont, do Rio Grande do Sul, ultrapassou Valter Pomar, na reta final da apuração, que já atingiu 98% dos votos. Pont, da Democracia Socialista, tendência de esquerda, está com 42.857 votos, apenas 75 votos a mais do que Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, também tendência da esquerda petista, que está com 42.782 votos. Ou seja, a diferença dos dois é de 0,03%. Até sexta-feira à noite, Pomar ainda estava à frente de Pont, com 10 votos de diferença a favor. Falta ainda apurar 4 mil votos, sobretudo em Minas Gerais, onde Pont é mais forte do que Pomar.
Em razão da pequena diferença entre os dois, o PT decidiu que não vai mais divulgar boletins parciais da apuração e agora só divulgará os números finais da apuração, possivelmente na segunda. Para anunciar o resultado final, a comissão organizadora da eleição reunirá todos os candidatos, recontará os votos que for possível e anunciará os números finais. Depois, cada um dos candidatos poderá apresentar recursos pedindo recontagem ou impugnação de urnas. A comissão de organização da eleição, coordenada por Francisco Campos, terá um prazo máximo até o dia 6 de outubro para decidir quem enfrentar Ricardo Berzoini, do Campo Majoritário, que já está no segundo turno, com 42% dos votos (122.745 votos).
Pont está neste sábado numa reunião com corregilionários petistas em Florianópolis. Já Pomar participa da festa de aniversário de um filho numa chácara em Campinas, onde mora, mas assessores já informaram que ele não vai questionar o resultado da eleição caso seja confirmada a vitória de Pont. Pont tem dito que se vencer a eleição contra Berzoini vai exigir mudanças do PT em relação ao governo Lula, sobretudo na política econômica.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.