| 22/09/2005 23h58min
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) afirmou nesta quinta que o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilhere Afif Domingos, sugeriu ao ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE) que o deputado entrasse com uma licença médica de 120 dias.
De acordo com o deputado petista, Afif, que é filiado ao PFL, pretendia com isso garantir que a Câmara fosse presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, o deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL). A conversa entre Afif e Severino teria ocorrido antes do pedido de renúncia do parlamentar, ocorrida nesta quarta.
A história, segundo Ferro, foi narrada por Severino em reunião ocorrida na residência oficial da Câmara, no dia da votação do processo de cassação de Roberto Jefferson. De acordo com a assessora do ex-presidente da Câmara, Iara Alencar, Severino confirma que foi procurado por Afif Domingos e que o empresário lhe propôs que entrasse de licença médica. O deputado, então, teria descartado a possibilidade porque ela abreviaria o processo de cassação.
O líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), após conversar com o empresário paulista, questionou a versão de Ferro e Severino. De acordo com Aleluia, Afif confirma que esteve com o ex-presidente da Câmara em uma reunião na qual sugeriu que ele se afastasse da presidência por não ter mais condições de exercer o cargo. Ele estaria, segundo Aleluia, preocupado com a votação da medida provisória 252, que reduz impostos para diversos setores da economia.
Ferro também afirmou que, durante a conversa, Severino revelou ter sido sondado por "setores" que pretendiam atingir não só a ele, mas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse grupo estaria pressionando-o "para reduzir o mandato do presidente Lula". Severino, segundo Ferro, atribuia essas ações a "um movimento golpista" que agia no Congresso. A assessora do ex-presidente da Câmara, Iara Alencar, diz que Severino confirma essas informações.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.