Notícias

 | 19/09/2005 18h19min

Izar diz que desistência do PTB não pára processo contra Dirceu

Presidente do Conselho solicitou parecer da assessoria técnico-legislativa

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), disse hoje que um parecer da assessoria técnico-legislativa da Câmara informa que não tem efeito prático a decisão do PTB de pedir a retirada dos processos contra os deputados José Dirceu (PT-SP) e Sandro Mabel (PL-GO) do Conselho de Ética.

 Assim que soube da intenção de seu próprio partido, Izar pediu o parecer da assessoria. Izar vai submeter o parecer aos membros do Conselho amanhã O presidente do Conselho de Ética admitiu, porém, que quem se sentir prejudicado pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). O parecer argumenta que o processo agora é de interesse público, e que não é mais de interesse apenas do PTB. Ricardo Izar disse ainda que já falou com o presidente do PTB, Flávio Martinez, sobre o assunto, mas ele não pretende desistir de pedir a retirada dos processos.

– Eu acho difícil a Mesa mudar a decisão até porque a assessoria é a mesma que serve à Mesa. Acho que esse tipo de atitude é muito ruim para o Conselho. Se cada um pensar em retirar o processo, vira uma baderna. Estamos preocupados em dar resposta à sociedade e a idéia de retirar dá impressão de que está havendo um acordão, coisa que não vamos aceitar – afirmou.

O relator do processo contra Dirceu, Júlio Delgado (PSB-MG), disse que ficou indignado com a decisão do PTB. Segundo ele, a senha da pizza foi dada por Dirceu, ao votar nulo na votação do relatório que pedia a cassação do mandato de Roberto Jefferson.

– Ele é zeloso demais, não cometeria esse erro. Nós, do Conselho, não podemos oferecer ingredientes para essa pizza que está se formando. Está se configurando um grande acordão – disse Delgado.

Izar disse ainda que pelo menos três parlamentares investigados consultaram o conselho esta semana para saber sobre os prazos possíveis para a renúncia – e assim, evitar a cassação e manter a elegebilidade. O presidente do Conselho não quis revelar os nomes.

P>

AGÊNCIA O GLOBO E RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.