| 06/09/2005 22h06min
Organizações de apoio a imigrantes nos EUA buscam garantias temporárias ou permanentes contra deportações para os milhares de imigrantes ilegais nas regiões atingidas pelo Katrina. Uma destas organizações, a Unidad Hondureña, disse que a grave situação dos ilegais nos estados afetados pela tragédia obrigaria as autoridades americanas a oferecer-lhes garantias especiais.
Esta iniciativa é compartilhada pelo Centro de Recursos Centro-Americanos, que criou um comitê de assistência aos hispânicos desabrigados e analisa uma série de medidas para que recebam algum tipo de benefício.
Uma solicitação neste sentido deverá ser enviada ainda hoje à Casa Branca, com cópia ao Congresso e aos departamentos de Segurança Nacional e de Estado, informou o presidente da Unidad Hondureña, José Lagos.
Alguns grupos hispânicos acham que a suspensão das deportações é necessária e fundamental para tranqüilizar os imigrantes. Muitos deles temem que a tragédia que se abateu sobre Louisiana, Mississippi e Alabama cause um considerável atraso na aprovação da reforma migratória proposta pelo presidente dos EUA, George W. Bush.
Outras entidades, como o Conselho Nacional A Raça - um dos maiores grupos hispânicos nos EUA -, enviou hoje a Bush uma longa lista de necessidades dos desabrigados latinos nos estados do sul devastados pelo furacão Katrina.
Nas áreas afetadas, os estrangeiros sem documentos evitam pedir ajuda ou mesmo procurar abrigo e trabalho em outros lugares. Muitos temem inclusive comprar combustíveis, devido à forte presença militar e ao temor de serem detidos e deportados.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.