| 24/08/2005 00h48min
O presidente do PT, Tarso Genro (RS), deverá anunciar hoje que desiste de encabeçar a chapa do Campo Majoritário para as eleições que definirão o novo comando da sigla, marcadas para 18 de setembro. A informação foi publicada na edição online do jornal O Globo desta quarta.
A desistência de Tarso teria sido motivada pela recusa do ex-ministro José Dirceu (PT-SP) de deixar a disputa pelo comando do PT, concorrendo pela mesma corrente. O gaúcho já teria anunciado a decisão na noite desta terça a petistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diz a reportagem de O Globo, pediu ao ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, que tentasse uma solução negociada. Wagner reuniu-se de manhã com Dirceu e, no fim da tarde, com Tarso. O secretário-geral do partido, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), está cotado para assumir a candidatura dos moderados.
Tarso teria dito a colegas de partido que o PT cometia um erro ao tentar proteger o antigo núcleo dirigente. Tarso vai se reunir hoje com dirigentes do PSB e do PCdoB.
Ainda segundo a reportagem, Dirceu teria conversado com o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante, nesta terça e afirmado que não aceitaria o constrangimento imposto por Tarso e que não sairia da chapa.
O Planalto tentaria lançar um terceiro nome para concorrer à presidência como uma solução para o problema. Poderiam ser lançadas as candidaturas ou de Berzoini ou de Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.