| hmin
As urnas eletrônicas terão seu teste decisivo este ano. Embora as urnas eletrônicas estivessem presentes em todo o país na disputa municipal de 2000, eram apenas os cargos de prefeito e vereadores em disputa. Este ano cerca de 114 milhões de eleitores no país terão de votar para presidente, governador, deputados federais e estaduais e dois senadores por Estado.
Para que não pairem dúvidas sobre o processo eleitoral, o tribunal está preparando as instruções que vão ajudar a regê-lo. Uma das novidades é a urna eletrônica com voto impresso, que será testada em Sergipe, no Distrito Federal, em Maceió (AL), Cuiabá (MT), além de outros 71 municípios. O eleitor poderá verificar o voto, que cai em uma urna.
O TSE está licitando a compra de 51 mil novas máquinas, 23 mil com mecanismo de impressão. O tribunal programa outras mudanças para o dia do pleito. A cabine de votação pode ser ampliada, para deixar o eleitor menos exposto. Sessões com mais de 500 eleitores poderão ter duas urnas, para tornar o processo mais ágil.
Como são seis cargos em disputa, há a preocupação de que a votação ultrapasse o tempo regulamentar. O TSE tem de expedir todas as instruções até 5 de março. O calendário completo e as regras já aprovadas podem ser conferidos no site www.tse.gov.br.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.