| 23/07/2005 12h45min
Os bancos Rural e BMG figuram no topo do ranking das instituições bancárias que mais provocam transtornos aos clientes.
Informações do Banco Central (BC) revelam que, entre janeiro de 2004 e julho de 2005, o BMG descumpriu contratos ou normas ao menos 531 vezes. No Banco Rural, que tem sua carteira formada basicamente por pessoas jurídicas, as reclamações chegam a 81 no mesmo período. Os dois bancos estão sob investigação na CPI dos Correios, por terem emprestado ao PT dinheiro suspeito de ser usado no pagamento do mensalão.
Desde outubro do ano passado, o BMG ocupa o primeiro lugar no ranking de reclamações do Banco Central. O Rural oscila de posição, mas costuma ficar entre os cinco primeiros. De acordo com o chefe da Divisão de Atendimento do BC, João Evangelista de Souza Filho, a lista é feita somente com denúncias procedentes e com base em informações de cidadãos que se sentiram lesados pelo descumprimento de normas pré-estabelecidas pelo BC.
Segundo Evangelista, o que mais incomoda o consumidor é o desrespeito das duas instituições financeiras a uma resolução do Código de Defesa do Consumidor, nas quais os bancos não fornecem informações ou documentos solicitados pelos clientes, fazem propaganda enganosa de produtos ofertados e não cumprem, por exemplo, os prazos estabelecidos em contrato. Os clientes reclamam ainda que, na hora de renegociar o valor de um empréstimo, os bancos não calculam corretamente a redução do juro.
O Banco Central elabora o ranking de reclamações desde 1996. O objetivo é dar subsídio ao cidadão interessado em abrir uma conta bancária, contrair um empréstimo consignado ou fazer o leasing de um carro para que faça uma boa escolha. Apenas em 2004, o total de queixas chegou a 30 mil. A expectativa é que este ano o número permaneça no mesmo patamar.
As informações são da Agência O Globo.
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