| 02/07/2005 09h02min
O cardeal e arcebispo de Westminster, Comac Murphy-O'Connor, líder da igreja Católica na Inglaterra e País de Gales, participará neste sábado, dia 2, junto com milhares de manifestantes, da caminhada contra a pobreza convocada em Edimburgo para pressionar os líderes do G8, que se reúnem na próima semana. O arcebispo de St Andrews e o cardeal Keith O'Brien também anunciaram sua intenção de se juntarem aos manifestantes.
Segundo eles, essa será uma forma de enviar uma mensagem aos líderes do G8 para que cumpram suas promessas de tornar realidade as Metas do Milênio das Nações Unidas, entre os quais está a redução à metade da extrema pobreza até 2015.
Murphy-O'Connor explicou à BBC que atingir esse objetivo depende da "vontade moral" dos líderes dos países mais poderosos do planeta.
– As pessoas como eu e o cardeaa O'Brien estamos aqui não somente para participarmos da caminhada, mas também porque somos líderes de nossas igrejas. Junto com outros dirigentes cristãos seguimos o que nos diz o Evangelho, deve estar com os pobres – disse o arcebispo de Westminster.
Murphy-O'Connor negou que a Igreja Católica poderia fazer mais pela África se deixasse de ser contrária ao uso de preservativos, algo que, segundo críticos, contribuiu para a rápida expansão da aids pelo continente.
– O que diz a Igreja Católica é que a melhor forma de livrar a África da epidemia da aids é mudar os hábitos, mediante a abstinência, fidelidade, educação e saúde – afirmou.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.