| 01/07/2005 19h28min
Destaque em jornais, revistas, rádio e televisão, o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) acabou nas graças da web e passa a figurar na condição de "celebridade virtual instantânea". Sem se importar se está no time dos mocinhos ou dos bandidos, o pivô da crise no Planalto, que gerou a abertura de duas CPIs e a queda do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, conta com uma legião de internautas que o elegeu como o personagem do momento.
O site de relacionamentos Orkut – com acesso liberado apenas a usuários cadastrados – registra mais de 200 comunidades tendo como tema central o deputado carioca. Na maior delas, intitulada de "Roberto Jefferson é o cara", usuários debateram desde o extenso depoimento na CPI dos Correios, nessa quinta, até o episódio do acidente doméstico, no qual o delator saiu com a face machucada na altura do olho esquerdo. Para alguns participantes, aquilo foi um soco ou alguma agressão sofrida por Jefferson.
Mas o tópico de discussão mais movimentado até agora é o das frases de efeito proferidas pelo parlamentar. Entre as mais lembradas, está a advertência para que Dirceu se exonerasse da função no Executivo. No depoimento para a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, ele sentenciou:
– Se você (José Dirceu) não sair daí rápido, você vai fazer réu um homem inocente: o presidente Lula.
Outro site dedicado ao petebista é o blog Vizinho do Jefferson. O suposto vizinho de prédio usa técnicas de voyeurismo para acompanhar a movimentação no apartamento do deputado em Brasília. O relato conta, inclusive, com detalhes de uma festa ocorrida logo após o depoimento na CPI dos Correios.
– Após o depoimento, o vizinho, assessores e amigos mais chegados, felizes com o resultado, comemoram madrugada a dentro no apartamento do Bloco I. A festa é embalada por champanhe servida em taças de cristal – publicou o observador anônimo às 3h19min desta sexta, dia 1º de julho.
O Vizinho do Jefferson acompanha o desenrolar das denúncias e os bastidores desde o dia 20 de junho. De acordo com as informações do blog, ele reside há cinco anos no Bloco da 302 Norte na capital federal. O prédio do deputado do PTB fica em frente, no Bloco E, e as janelas ficam de frente uma para a outra. Conforme o suposto vizinho informa no post de abertura do blog, o primeiro contato que os dois fizeram foi no dia 18 deste mês, quando trocaram um aperto de mãos. Para completar, avisa que não tem nada contra Roberto Jefferson, a quem considera um denunciante e uma testemunha.
JULIANO SCHÜLER/CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.