Notícias

 | 16/02/2005 23h38min

Tricolor leva 2 a 1 do Bahia pela Copa do Brasil

Time gaúcho terá que se recuperar no jogo de volta

O Grêmio estreou com derrota na Copa do Brasil 2005. Jogando sob forte chuva, o tricolor perdeu por 2 a 1 para o Bahia nesta quarta, dia 16. Guarú abriu o marcador para o time da casa com um gol olímpico. Somália empatou, de cabeça, aos 12 minutos do segundo tempo, e o estreante Viola, aos 29, definiu o placar. Embora a drenagem do gramado da Fonte Nova seja boa, muitas poças d'água dificultaram a vida das duas equipes.

A partida iniciou debaixo de chuva, que caía desde às 17h em Salvador. Mal as duas equipes se acostumavam com as condições do gramado, e uma surpresa: aos sete minutos, Guarú cobrou escanteio, Eduardo não segurou, a zaga não afastou, e a bola entrou. Dill chegou a tocá-la, mas dentro da goleira. Então, num lance de sorte, o Bahia fez o 1 a 0. Em seguida, a resposta tricolor. Aos 13 minutos, Bruno encontrou Nunes na frente da área, mas o chute do volante acabou saindo fraco, nas mãos do goleiro Márcio.

A falha de Eduardo, que não defendeu o escanteio de Guarú, e o tropeço de Nunes, que não aproveitou a melhor chance gaúcha no primeiro tempo, mantiveram o placar injusto até os 12 minutos do segundo tempo, quando o Grêmio empatou com um belo cabeceio de Somália.

Com o 1 a 1, o jogo e o marcador estavam equilibrados. As duas equipes procuravam se encontrar em meio às poças d'água, que impediam a bola de rolar, matando muitas jogadas e sacrificando os jogadores. Somália e Marcinho foram substituídos devido à falta de condições físicas.

Com jogadas limitadas, o jeito era tentar o cruzamento para a área. E foi o que as equipes passaram a fazer. Aos 29 minutos da etapa complementar, a equipe nordestina tirou proveito: Paulinho cruzou da direita e Viola cabeceou para o fundo do gol de Eduardo, marcando já na sua estréia. Enquanto os jogadores baianos comemoravam, os gremistas reclamavam um possível impedimento de Paulinho. Os zagueiros Michell e Marcelo Oliveira acabaram levando cartão amarelo.

O Grêmio ainda teve duas chances claras de empate: aos 38 minutos, quando Marcus Vinícius deixou passar o cruzamento de Bruno na frente do gol, e aos 44, quando Samuel girou o corpo bonito, mas chutou em cima do zagueiro.

Para o jogo de volta contra o Bahia, no Estádio Olímpico, o Grêmio já terá um desfalque: o zagueiro Marcelo Oliveira foi expulso no último lance do jogo: depois de fazer uma falta dura, recebeu a segunda advertência do árbitro Rodrigo Martins Cintra.

Com o resultado, o tricolor precisa vencer o jogo de volta por 1 a 0 ou por outro placar com pelo menos dois gols de diferença. Se vencer por 2 a 1, a vaga será decidida nos pênaltis.

MARIANE HAHN
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.