| hmin
O senador Magno Malta (PL-ES) protocolou nesta quinta, dia 4, na Mesa do Senado o requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o funcionamento dos Bingos no país. O documento, que foi entregue com cerca de 36 assinaturas, precisa ser lido no Plenário pelo senador que estiver presidindo a sessão e depois ser publicado em decreto legislativo para que a CPI seja instalada.
Até que isso ocorra os senadores podem retirar suas assinaturas do requerimento. São necessárias 27 assinaturas para que uma comissão de inquérito possa ser instalada. Na manhã desta quinta, o governo decidiu barrar a instalação da CPI dos Bingos ou de qualquer outra CPI que tenha por objetivo investigar a atuação do ex-assessor do Palácio do Planalto Waldomiro Diniz, flagrado pedindo propina a um empresário de loterias.
A base aliada não vai indicar os representantes de seus partidos, evitando assim a instalação da CPI. Esta foi a terceira alternativa analisada pelo governo para barrar a CPI: a primeira seria o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), alegar "falta de fato determinado" para ser investigado e arquivar o pedido. A segunda seria a retirada das assinaturas dos integrantes da base governista. Cinco petistas apóiam a abertura da comissão.
Com informações do Globo Online e da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.