Notícias

 | 01/04/2007 13h27min

Infraero registra atrasos em 26,5% dos vôos desta manhã

Gaúcho morto em aeroporto no Paraná será cremado nesta tarde

O último boletim da Infraero indica que, dos 461 vôos previstos para esta manhã, 122 tiveram mais de uma hora de atraso, o que representa 26,5% do total. Oito deles foram cancelados. Os maiores problemas ocorreram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que registrou 28 vôos com mais de uma hora de atraso, ou 31,5%. Em Congonhas, o mais movimentado do país, a Infraero divulgou que não houve atrasos, porém três vôos foram cancelados.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho operou com poucos atrasos nesta manhã. A maioria dos vôos estava dentro do horário previsto. O maior atraso foi de um avião da Gol que saiu do Recife. A chegada estava prevista para as 6h30min, mas a aeronave aterrissou somente três horas depois.

O passageiro gaúcho Luiz Fernando Ferrari Mosca, de 54 anos, que morreu após sofrer um enfarte agudo do miocárdio enquanto esperava vôo no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no Paraná, ontem, será cremado nesta tarde em Porto Alegre. A cerimônia ocorrerá no Crematório Metropolitano.

Empresas querem ressarcimento

As empresas aéreas vão cobrar do governo federal o prejuízo causado pela greve de controladores de vôo na noite de sexta-feira. O sindicato nacional do setor estima perdas de R$ 8 milhões. As companhias alegam gastos com realocação de passageiros em hotéis, pagamento de tarifas aeroportuárias além do previsto, combustível gasto pelos jatos que demoraram a receber liberação para pousar e também pelo fato de alguns aviões ficarem parados nas pistas.

CPI do Apagão Aéreo

A nova crise nos aeroportos brasileiros esquentou as discussões sobre a criação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados. A proposta foi arquivada na Câmara, mas a oposição entrou na Justiça contra a decisão e ganhou liminar favorável do Supremo Tribunal Federal (STF), que impede o arquivamento definitivo da proposta até que o mérito seja votado no plenário do STF.

Nesse sábado, parlamentares da oposição voltaram a responsabilizar o governo pelo agravamento dos problemas no setor aéreo. Na avaliação do senador do PSDB Artur Virgílio, o Palácio do Planalto errou desde o início dos problemas, em outubro do ano passado.

O líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE), foi um dos poucos aliados do Palácio do Planalto a falar sobre a crise deste fim de semana. Na avaliação do deputado, a própria atuação dos controladores revelou que a CPI não seria necessária.

Também ontem, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, defendeu a criação da CPI do Apagão Aéreo.

Semana Santa

O advogado da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo, Normando Cavalcanti, garantiu que o feriado da Semana Santa transcorrerá sem problemas nos aeroportos de todo o país. No entanto, ele alertou que o governo deve cumprir as reivindicações acertadas entre os controladores e o executivo na madrugada de sábado, após reunião no Cindacta 1, em Brasília. Caso contrário, o advogado alerta que o “inferno” poderá voltar.

Novas regras

Entraram em vigor hoje as novas regras para bagagem de mão em vôos internacionais. As regras valem para o transporte de líquidos, incluindo gel e aerossol, conduzidos em frascos com capacidade de até 100 mililitros. Todos os frascos devem ser acondicionados em embalagem transparente, completamente vedada, com capacidade máxima de um litro. Será permitida apenas uma embalagem por passageiro.

RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.