| hmin
O Brasil proibiu nesta quarta-feira, 8 de maio, a entrada de maçãs, pêras e pêssegos da Argentina. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da instrução normativa. Os portos marítimos, de fronteira e aeroportos já foram acionados para impedir a entrada das mercadorias.
Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, um carregamento de frutas do país vizinho apresentou recentemente indícios de Cydia pomonella, doença que causa a destruição dos frutos. Em agosto do ano passado, o governo brasileiro alertou às autoridades argentinas que o país poderia suspender as importações das frutas caso fossem detectados novos indícios da praga.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a suspensão das importações das três frutas vai durar até que as autoridades fitossanitárias da Argentina façam a Análise de Risco de Pragas (ARP). No ano passado, as importações brasileiras de maçã, pêra e pêssego da Argentina totalizaram US$ 67,269 milhões. Em 2000, as compras brasileiras das três frutas do país vizinho somaram US$ 55,898 milhões. As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.