Notícias

 | 10/03/2006 20h14min

Brasil domina prova de Maratona Aquática na Colômbia

Seleção faturou o tricampeonato do Sul-Americano de Desportos Aquáticos

A seleção brasileira de maratonas aquáticas conquistou nesta sexta o tricampeonato do Sul-Americano de Desportos Aquáticos graças ao bom desempenho dos nadadores na travessia de 10 quilômetros realizada na Praia do Castelo Grande, em Cartagena.

Fábio Lima e Maria da Penha Cruz, a Pepenha, ficaram com as medalhas de ouro, enquanto Luis Eduardo Oliveira levou a de prata. No geral, os maratonistas brasileiros subiram cinco vezes ao pódio, com três medalhas de ouro (Fábio, Pepenha e Carlos Galvão, na prova de cinco quilômetros realizada quarta-feira), uma de prata e uma de bronze (Guilherme Bier, também na prova de quarta).

Antes, o Brasil havia sido o melhor em Belém-2002 e Mar del Plata-2004. A maratona aquática, que estará no programa olímpico em Pequim-2008, será a prova de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

O baiano Fábio Lima, de 24 anos, conseguiu seu primeiro título sul-americano em chegada bem disputada com o conterrâneo Luis Eduardo (2h04min52 contra 2h04min58). O bronze ficou com o argentino Daniel Blaum, que fez o tempo de 2h05min02.

Já Pepenha, de 21 anos e estreante na compatição, venceu com enorme vantagem para a segunda colocada (2h13min43 contra 2h16min51da argentina Maria Celeste Puñet e 2h16min58 da também argentina Pilar Geijo. A brasileira Bruna Cavalcante, de 19 anos, terminou em quarto.

Depois da polêmica chegada nos 5km, em que ela e a argentina Maria Celeste erraram o caminho e foram desclassificadas, a nadadora capixaba dançava na areia ao fim da prova, sem demonstrar cansaço.

– Estou muito feliz. Na quarta-feira fiquei muito triste e cheguei a telefonar para a minha mãe. Hoje nadei com tudo, queria a forra. Agora, já posso ir embora feliz – afirmou Pepenha, que ao fim da prova fez questão de mostrar seu número de inscrição tatuado no corpo, o número 1.

A competição foi dividida em duas provas – 5km e 10km – com premiação por equipes para cada uma delas, levando-se em conta os três melhores tempos por país, independente do sexo. Apesar da desclassificação de Pepenha nos 5km, o Brasil também conquistou o título geral desta distância. Com o término das disputas nas cinco modalidades aquáticas, o Brasil terminou com 74 medalhas (40 de ouro, 24 de prata e 10 de bronze).

GAZETA PRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.