| hmin
Uma pesquisa eleitoral encomendada pelo PSDB deve nortear a escolha do candidato do partido ao governo do Estado. A direção da sigla vai reunir na sexta-feira, dia 19, os dois pré-candidatos, a deputada federal Yeda Crusius e o ex-vice-governador Vicente Bogo, para analisar os resultados do levantamento.
No sábado, dia 20, o PSDB tem agendada a sua pré-convenção que irá escolher entre Yeda e Bogo. A deputada tem defendido junto à direção para que adie a decisão por considerá-la prematura. Yeda entende que não há como colocar um candidato na rua sem saber quem serão os possíveis parceiros de uma aliança e os adversários. Bogo e o presidente estadual do PSDB, Carlos Albuquerque, são contrários ao adiamento.
A definição de um candidato não significa que o PSDB manterá a candidatura. O partido não descarta ceder a cabeça-de-chapa na hipótese de uma aliança com o PMDB, desde que o candidato da outra sigla tenha maior densidade eleitoral. Além do PMDB, os tucanos buscam uma aproximação com o PFL.
A pesquisa que o PSDB irá analisar na sexta, realizada pelo Instituto Gaúcho de Pesquisas, vai mostrar a densidade eleitoral e a rejeição de Yeda e de Bogo, com qual partido o eleitor prefere ver o PSDB coligado, entre outras questões.
O PSDB, que nunca concorreu com candidato próprio ao governo do Rio Grande do Sul, já teve dois vice-governadores. Além de Bogo, vice de Antônio Britto (1995-1998), João Gilberto Lucas Coelho também ocupou o mesmo cargo no governo de Alceu Collares (1991-1994).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.