Notícias

 | 16/03/2002 18h02min

Tricolor perde por 4 a 3 para o Figueirense, de virada

O técnico Tite justificou a escalação de cinco jogadores pendurados contra o Figueirense, a uma rodada do Gre-Nal, lembrando que uma vitória neste sábado, 16 de março, deixaria o Grêmio muito próximo da classificação na Sul-Minas. Endossando a opinião do treinador, o vice de Futebol, José Otávio Germano, afirmou, logo antes da partida, que jogar bem diante dos catarinenses seria a melhor preparação para o clássico. Mas nada deu certo para o tricolor no Olímpico. Além de atuar mal, a equipe gaúcha perdeu de virada, em casa, por 4 a 3, estacionou nos 21 pontos e, agora, divide a vice-liderança  com o Atlético-PR, que meteu 4 a 0 no Pelotas, também neste sábado. É a segunda derrota na temporada, e consecutiva. Semana passada, o Grêmio levou 1 a 0 do 12 de Outubro pela Libertadores.

No início da partida, os poucos torcedores que suaram sob o forte calor deste sábado à tarde tiveram a impressão de que seria uma vitória fácil. Isso graças ao capitão Zinho, responsável direto pelos dois primeiros gols tricolores, marcados antes dos 15 minutos do primeiro tempo. Aos 10, o meia recebeu de Rodrigo Fabri (foto) na altura da meia-lua e, num lance de muito talento, passou de calcanhar para Rodrigo Mendes. O atacante só teve o trabalho de desviar do goleiro para inaugurar o placar. Em seguida, foi a vez de Zinho marcar seu gol. O camisa 11 cobrou falta próximo à área, a bola raspou no travessão e foi morrer dentro da goleira.

Mas o Figueirense não se abateu e reagiu com velocidade nos contragolpes, nos quais se destacaram o habilidoso Marcelinho e o lateral Patrício, por ironia ex-jogador do Grêmio. Foi Patrício quem descontou, se aproveitando de uma entre muitas das falhas defensivas do tricolor, quase sempre pelos flancos. Aos 27 minutos, ele avançou e, na entrada da área, driblou dois até achar espaço para o arremate. Em seguida, pouco depois de Mendes mandar uma bola na trave, William sofreu pênalti de Claudiomiro. Aí brilhou a estrela de Danrlei. O goleiro, recentemente suspenso da Libertadores por ter agredido um auxiliar, defendeu e ganhou o aplauso da torcida.

Na volta do vestiário, estava claro que o tricolor precisava melhorar para não correr riscos. Audaciosos, os catarinenses impuseram uma pressão desconcertante nos primeiros 10 minutos do segundo tempo. Os donos da casa ainda criaram algumas chances, mas sofreram duro golpe aos 15 minutos. William foi lançado às costas de Roger, que completava a 400ª partida com a camisa do Grêmio. Sem outra alternativa, o zagueiro teve de derrubar o jogador, ao lado da área. Como era o último homem, acabou expulso, complicando as coisas para Tite, que preferiu tirar Fabri para colocar o volante Emerson. O alívio veio em seguida, quando Mendes anotou o terceiro gol tricolor. Aparentemente, os três pontos estavam garantidos, e a classificação, encaminhada.

No entanto, a história da partida mudou em três gols marcados pelo Figueira em pouco mais de 10 minutos. Logo depois de Luís Mário estrear novamente no Grêmio, substituindo o artilheiro Rodrigo Mendes, Renato Martins, aquele mesmo que esquentou banco no Grêmio em 2001, diminuiu a diferença. O centroavante desviou de cabeça chute forte de Doriva, enganando Danrlei.O gol de empate veio aos 34 minutos, em um lance polêmico. Marcelinho cruzou da esquerda, para Sérgio chutar no outro lado. Danrlei segurou a bola, mas o teria feito depois da linha, segundo a arbitragem. O goleiro negou veementemente, mas teve de se contentar. A virada se deu aos 45 minutos e deu contornos trágicos à tarde deste sábado. Marcelinho aplicou uma humilhante meia-lua em Valdo, que atuou como lateral-direito, pois Anderson Lima se lesionou. Com o inimigo pronto para o bote, Polga acabou fazendo falta dentro da área. Pênalti, convertido por Doriva no canto direito de Danrlei.

Apesar do tropeço, o tricolor está muito perto da vaga. O próximo jogo pela Sul-Minas promete ser difícil. No Gre-Nal do dia 20, Tite não poderá contar com Roger, que irá cumprir suspensão automática por conta do cartão vermelho que recebeu. A presença de Anderson não está garantida. O ala-direito se submeterá a testes nos próximos dias.

Mais informações no especial da Sul-Minas do clicRBS

ALESSANDRO REIS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.